terça-feira, 19 de outubro de 2010

Carta ao SAC da Shell

Recebi há pouco por e-mail. Acho difícil que seja verdadeira. Mas, pelo teor, e pelo primor gramatical, não seria de todo impossível que fôsse real. Segue:

Carta à Shell - 1986 - Relíquia histórica

CARTA ENVIADA À SHELL NOS ANOS '80

Este fato é verdadeiro...

A Shell tem a carta arquivada. Isto é FANTÁSTICO. NÃO TEM PREÇO, UMA RARIDADE!

A empresa Shell abriu seus arquivos e veio a conhecer o conteúdo e uma carta enviada por um consumidor, nos anos 80, ao seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Ela está transcrita na sua forma original, inclusive com os erros gramaticais.

Conheça a carta:

'Olá!Tenho um Corcel II 1986 a álco e sou cliente dos posto Shell. Não abasteço em nenhum otro posto há mais de 5 ano. Tô escrevendo porque tô com uma dúvida na qual acho que vocês são os mais indicado a me ajuda. A questã é que tô progamando uma viage para domingo dia 27/10. Nesse dia será realizado o 2º turno das eleição e mais uma vez vai tê a proibição de venda de alco da meia noite até a meia noite de domingo. A chamada lei seca. Mas o trajeto que pretendo percorre no domingo é muito maior do que cabe de alco no tanque do meu carro, já que não vai tê venda de alco, vô te que carrega em alguma vasilha o resto que segundo meus cálculo é um tanque e meio quase 100 litro . Gostaria de sabe qual a vasilha mais segura pra transporta o alco ou se tem alguma outra solução pro meu pobrema. Pensei em talvez abastece com gasolina por que a proibição de venda é so de alco pelo que eu vi. Caso a solução seja mesmo a de transporta o combustive a se usado, gostaria de sabe se algum posto de vocês na região da Grande ABC poderia faze um desconto por que eu vo está comprando mais de 150 Litro de alco no sábado. Conto com a ajuda de vocês.

Assinado: Luis Inacio da Silva
Torneiro Mecânico
São Bernardo do Campo/SP'

Resposta da SHELL:

Prezado Sr. Luis Inácio da Silva Em retorno à sua carta, gostaríamos de esclarecer que a lei a que o senhor se refere, proíbe apenas a venda de bebidas alcoólicas nos dias de eleições e não a de combustíveis automotores.. Shell Brasil S.A. Petróleo

POR 'MERO' ACASO, HOJE ESTE É O SEU PRESIDENTE!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

10 perguntas para Dilma

Fiquei muito irritado com o último debate presidencial na Band. Achei Serra passivo, ingênuo, muito preocupado em parecer equilibrado e ético, mas muito pouco contundente, e de uma benevolência quase servil com as grandes e evidentes fragilidades de sua oponente. Por algumas vezes, ao longo do debate, pensei que se eu, com quase nenhum preparo além das informações que recebo ou coleto na Imprensa, se estivesse lá, teria levado Dilma ao completo descontrole de tanto bater na criatura, e com propriedade, verdade e coerência, sem precisar inventar ou distorcer nada, tal a quantidades de chances que ela deu para ser exposta e desmascarada.

Resolvi listar e sugerir ao Serra dez perguntas para ele fazer à Dilma no próximo debate. Queria ver como ela ia se sair:

1) O que esconde seu processo tão cuidadosamente guardado nos cofres do STM? Vc não acha que o povo deveria e merece saber da vida pregressa da pessoa que se propõe a comandar o país?

2) Existe uma ficha criminal sua, da época do DOPS/DOI-CODI, sendo amplamente divulgada na internet há algum tempo, onde lhe atribuem participações em crimes graves, como assaltos, sequestros, e até envolvimento com assassinatos, na época da Colina e da VAR-Palmares. São verdadeiras estas acusações? Vc realmente cometeu todos estes crimes?

3) Voce vive falando da Era FHC como razão de todos os males. Das privatizações, da tal "herança maldita", da injustiça social, da submissão ao FMI e ao capital estrangeiro, blá, blá, bla... Mas Lula, quando chegou ao poder, não mudou uma vírgula da política econômica de FHC; se apropriou de dois programas sociais, o Bolsa Alimentação e o Bolsa Escola, mudou de nome, rebatizou-o de Bolsa Família, e este é justamente o maior trunfo eleitoral de seu governo; não moveu uma palha para retroceder em nenhuma privatização realizada, pelo contrário, realizou mais algumas. E, em compensação ao fato de "não ser mais submisso" ao FMI, perdoou/anistiou bilhões de dívidas que vários países tinham conosco, inclusive de ditaduras sanguinárias. Quem teve mais descaso com o patrimônio nacional, FHC e seu programa de privatização, ou o benfeitor Lula e suas doações bilionárias de dinheiro a países em dificuldade, como se não precisássemos deste dinheiro por aqui?

4) Dilma, vc, Lula, e todos os demais dirigentes do PT, toda vez que são pegos, ou aliados de vcs são pegos, com a boca na botija - e olhe que não foram poucas - em casos de corrupção (Mensalão), prevaricação(Correios/Casa Civil), favorecimento ilícito(todo o aparelho do Estado, seus órgãos, empresas, agências, etc), têm sempre duas desculpas padrão: a) "Eu não sabia"; b) "Vocês do PSDB/DEM também fizeram isso!". Vocês não tem vergonha de usar sempre as mesmas desculpas esfarrapadas ou acham que seus eleitores são tão imbecis que não se apercebem desta artimanha?

5) Você não acha contraditório, hipócrita, mentiroso e desleal com o povo que lhe apóia, depois de tudo o fez na vida, e de tudo que já declarou (está aí, gravado, para quem quiser ver, na internet), vc agora se declarar radicalmente contra o aborto, ultrareligiosa e temente a Deus?

6) Vc era, sendo otimista, apenas a terceira opção de Lula para sua sucessão. Os preferidos, em certa altura, eram Palocci e Dirceu. Não fosse o escândalo do Mensalão, certamente jamais seria candidata a presidente, até pq, até hj, jamais foi candidata a nenhum cargo público em sua vida. Querer começar justamente com o maior deles me parece até muita pretensão de sua parte. Como espera que o povo brasileiro acredite que uma pessoa sem currículo como vc, e com suas pouquíssimas credenciais, que se limitam a ser a pura e simples escolha pessoal do presidente Lula, tenha competência para exercer a presidência? Ou não acha que vai precisar de competência, pois não vai passar mesmo de uma marionete, um títere nas mãos do presidente Lula?

7) Dilma, vc claramente não se sai muito bem falando em público. Vc não consegue formular suas idéias direito, não é clara em suas respostas, não concatena raciocínios, não conclui suas sentenças, é contraditória, mistura alhos com bugalhos em suas explicações, gagueja a todo o momento, é claudicante e insegura, fica extremamente agressiva quando questionada e frequentemente maltrata a língua portuguesa. Em suma, é uma verdadeira calamidade como debatedora e oradora. Além disso, é pública e notória sua maneira arrogante, autoritária, tirânica até, com que se relaciona com seus comandados, isto dito por eles próprios e por algumas pessoas próximas a vc. Vc não acha que equilíbrio emocional, boa capacidade de se expressar e saber comandar com diplomacia são características importantes, vitais até, a um presidente da república?

8) Dilma, Lula lhe conheceu, e lhe colocou, de maneira surpreendente até, no seu governo, em 2002. Ou seja, não faz tanto tempo assim. Vc é de 1947, já tinha 55 anos quando isto aconteceu. Antes disso, o que teria feito vc assim de tão relevante que a credencie a ocupar o cargo mais importante deste país?

9) Vamos falar um pouco de política externa. O mundo inteiro, a exceção de pouquíssimos países, entre eles nós, o Brasil, condena Ahmadinejad, seu ódio anti-semita e suas ambições nucleares. Da mesma forma, praticamente o planeta inteiro repudia, despreza, e até ridiculariza, o populismo antidemocrático de Chávez, Morales e outros bolivarianos, assim como a política criminosa e retrógrada da Cuba de Fidel. Vc, Lula, e o PT adoram tudo isso, e são amigos desta gente. Vcs são os únicos certos? O resto do mundo inteiro está equivocado em relação a estes senhores?

10) Como pode o PT, em especial o seu mentor, criador e patrão, Lula, pregarem a democracia, quando, na prática, sistematicamente, tentam manipular e calar a imprensa, querem "extirpar" - palavras de Lula - os opositores, e ridicularizam, desrespeitam e desautorizam leis, instituições, Poderes, sempre que não agem de acordo com seus interesses pessoais e partidários? É incoerência de discurso ou simplesmente mentira?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Querem calar até os padres

Do Valor Econômico (chamada de capa)

Governo e Igreja entram em atrito
César Felício e Raymundo Costa De Belo Horizonte e Brasília

O aborto está no centro da controvérsia entre o governo - e sua candidata, Dilma Rousseff - e a Igreja Católica, mas a lista de contenciosos é mais ampla e até o acordo entre o Brasil e o Vaticano pode tensionar as relações. O acordo trata do estatuto jurídico da Igreja no país e garante benefícios de natureza tributária, trabalhista e até subsídios para manutenção de monumentos.

O Planalto ameaça rediscutir o acordo se padres continuarem fazendo campanha nas missas contra Dilma. O recado chegou à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio do chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho. O tema preocupa o bispo auxiliar de Salvador, dom João Petrini, um dos expoentes do conservador Movimento Comunhão e Libertação: "Há ações diretas de inconstitucionalidade em tramitação. É importante o empenho do Executivo e Legislativo para garantir que a discussão jurídica não coloque riscos ao processo já negociado".