quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bucktweets

A terça-feira foi animada por aí. Vou aproveitar para escrever logo sobre ela porque o que eu tenho de trabalho a fazer na minha mesa daria pra empregar metade do estado de Sergipe.

Comecemos por um cara que até bem pouco tempo era visto no planeta como a Segunda Vinda do Homem. Mas, aparentemente, a lua de mel com ele lá na America acabou. Os democratas de Obama tomaram um pau desclassificante nas eleições de ontem nos estados da Virginia e New Jersey e, já esperado, também na cidade de New York. Ano que vem tem eleições para o Congresso e acho bom Barack ir botando suas barbinhas de molho. Esse seu jeitão socialista moreno parece não estar agradando muito ao americanão médio. A continuar assim não se reelege nem pra síndico do prédio onde mora.

O Senado brasileiro já deu claros sinais de que caga e anda para as pessoas que os elegem, ou seja, nós, o Povo. Vide as risíveis e corporativistas decisões de seu "Conselho de Ética", que eu acho deveria chamar-se "Conselho de É Titica". Bem, nós, o Povo, temos pouco a fazer quanto a isso, a não ser deixar de votar nestes corruptos para votar em corruptos diferentes nas próximas eleições. Só que a empáfia e a arrogância deles, desta vez, foi um pouco longe demais. Eles simplesmente resolveram não acatar uma determinação do Supremo Tribunal Federal. Qualquer ascensorista mal alimentado na infância sabe que uma ordem do Supremo não se discute, no máximo lamenta-se, e cumpre-se, imediatamente. Mas nossos bravos senadores parecem não se interessar pelo que está escrito na Constituição, ou não crêem que a singela cláusula pétrea que determina a relação entre os Poderes da República, e que garante o exercício pleno da democracia, se aplica a eles. O Supremo mandou cassar ontem um dos membros da quadr... ops, digo, um de seus pares, e o Senado simplesmente deu de ombros, e ainda respondeu malcriado: agora não, vou pensar, quem sabe daqui a uma semana. Em qualquer país sério isso virava uma crise institucional sem precedentes, sobrando algema e cadeia pra no mínimo meia-dúzia. Mas aqui, protegidos pelas malfadadas imunidades parlamentares, os caras se arvoram a cometer estas sandices. Só quero ver se desta vez o STF vai botar o pau na mesa e mostrar quem manda nesse galinheiro ou se vai contemporizar de novo.

Morreu ontem um gigante da antropologia mundial, Claude Lévi-Strauss. O cara defendia fervorosamente que não há qualquer tipo ou relação de superioridade entre povos e civilizações, apenas diferenças que as distinguem. Quem sou eu para debater com um gênio deste calibre, mas não concordo inteiramente com esta afirmação. Talvez o mestre questionasse um pouco suas convicções se tivesse incluído entre seus objetos de estudo a poderosa e magnética Nação Rubro Negra. Nossa superioridade numérica, moral e espiritual sobre o restante da humanidade é inquestionável.

E mais uma montadora se despede da F1. Adeus Toyota. A última que sair apaga a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário