sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Custo a crer

Esta eu rebebi de um amigo via e-mail. Se não for mais uma destas lendas da internet, é uma das coisas mais escrotas e absurdas que vi nos últimos tempos. Reparem nesta bonita bolsa ao lado. Bem alegre o design, com vasos de flores, bicicletas, bichinhos. Agora vejam o singelo detalhe bordado do lado esquerdo da peça. Uma suástica!!!! Totalmente surreal!!

Fosse aonde fosse isso já seria de um mau gosto atroz. Mas o pior ainda está por vir. Segundo o e-mail, esta bolsa está sendo vendida na Zara, gigantesca rede de varejo espanhola. Que, por sinal, possui lojas em Israel. E aqui.

3 comentários:

  1. Infelizmente, este símbolo sempre será associado ao nazismo, mas na verdade ele foi copiado por Hitler e foi utilizado por vários povos. O difundido em nossa cultura é proveniente da cultura indu (se escreve swastia), é um amuleto q traz sorte e inclusive representa uma vertente de ioga. E como a Índia está na moda.....
    A bolsa foi fabricada lá e a Zara comprou sem perceber q havia o símbolo. Deu tanta m. na Europa q já a retirou de circulação!
    é uma pena que a falta de conhecimento gere tanto ódio por um objeto inanimado.....
    Se tiver interesse em ler melhor sobre esse símbolo, dá uma olhada neste blog: www.cavernadasideias.blogspot.com/2009/05/suastica.html

    bjs da ex-cunhada

    ResponderExcluir
  2. Exatamente esse o problema. Apesar de ser um símbolo muito mais antigo, ele foi usurpado pelo nazismo, e infelizmente perdeu seu contexto original aos olhos do mundo. Uma empresa como a Zara não pode dar o mole de cometer um descuido desses. Beijão procê também!

    ResponderExcluir
  3. Parece que a suástica não deu sorte para os judeus. O que ela simbolizou no passado ficou para trás. É como a cruz cristã. Era associado a um instrumento de tortura e execução cruel. Hoje é santa (para muitos). Imaginem as pessoas andando com forcas ou cadeiras elétricas penduradas no peito.
    Marcelo Maciel

    ResponderExcluir