domingo, 16 de agosto de 2009

Livros

Uma amiga me mandou um convite - e aí Flavinha, tudo bem? - para eu entrar no Skoob. Para quem não conhece, é uma rede social que gira em torno de literatura. Bem, eu adoro livros. Me chamar para uma coisa dessas é como perguntar a uma criança se ela quer ir a uma loja da Toys 'R' Us. Aceitei o gentil convite e me entreti, durante umas duas horas, montando a minha estante. Primeiro entrei com os livros mais recentemente adquiridos, dentre os quais alguns ainda não lidos. Depois fui fazendo a busca por autores preferidos e mais conhecidos. Em seguida fiz uma espécie de retrospectiva de minha relação com a literatura, e fui rebuscar os primórdios - catei "A turma do posto quatro", o "Escaravelho do Diabo", e vim andando de trás pra frente. De repente, bateu aquele sentimento. Não sei se vocês o têm. Eu tenho, e é violento. Após o livro 254, percebi que, por mais que fuçasse, sempre haveria mais livros por ler do que os já lidos. Tenho este sentimento todas vezes em que entro em uma biblioteca, ou mesmo numa livraria mais parruda. Não há como não me sentir um ignorante. Jamais li muita gente absolutamente consagrada. Envergonhado, citarei alguns: Falkner, Hemingway, London, Fitzgerald, Whitman, Mailer, Capote, só para ficar nos clássicos americanos. Philip Roth e Raymond Chandler tenho certeza que li, mas não consegui lembrar os livros. Culpo muito o cinema por isto. Não li "Ardil 22" nem "O Grande Gatsby", frequentadores certos de qualquer lista dos maiores livros de todos os tempos. Mas vi os filmes. Até caras que respeito e me identifico profundamente, negligenciei; Nick Hornby (O Grande Garoto e Alta Fidelidade) e Chuck Palahniuk (Clube da Luta) são os maiores exemplos. Se for falar de bestsellers então, aí é um verdadeiro massacre: não li nenhum Harry Potter, nem nada da série Crepúsculo. Nada de Tom "Caçada ao Outubro Vermelho" Clancy, nem de John "A Firma" Grisham. Ainda tenho algum tempo pela frente para me retratar com alguns dos gênios supracitados. Mas jamais será suficiente. Quem manda assinar Telecine e HBO?

P.S.: Quem tiver curiosidade em saber o que ando lendo, clique aqui:
http://www.skoob.com.br/usuario/mostrar/30871/usuario

Nenhum comentário:

Postar um comentário