quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Desmascarando "O Filho do Brasil"

Reproduzo aqui excelente texto de Cesar Benjamin, o homem que denunciou o caso do "menino do MEP", retirado do blog do Reinaldo Azevedo. O texto fala das verdadeiras intenções que estão por trás da superprodução "Lula, o Filho do Brasil".

"Há meses a Presidência da República acompanha e participa da produção desse filme, financiado por grandes empresas que mantêm contratos com o governo federal. Antes de finalizado, ele foi analisado por especialistas em marketing, que propuseram ajustes para torná-lo mais emotivo.
O timing do lançamento foi calculado para que ele gire pelo Brasil durante o ano eleitoral.


Recursos oriundos do imposto sindical - ou seja, recolhidos por imposição do Estado - estão sendo mobilizados para comprar e distribuir gratuitamente milhares de ingressos. Reativam-se salas pelo interior do país e fala-se na montagem de cines volantes para percorrerem localidades que não têm esses espaços. O objetivo é que o filme seja visto por cerca de 5 milhões de pessoas, principalmente pobres.

Como se fosse pouco, prepara-se uma minissérie com o mesmo título para ser exibida em 2010 pela nossa maior rede de televisão que, como as demais, também recebe publicidade oficial. Desconheço que uma operação desse tipo e dessa abrangência tenha sido feita em qualquer época, em qualquer país, por qualquer governante. Ela sinaliza um salto de qualidade em um perigoso processo em curso: a concentração pessoal do poder, a calculada construção do culto à personalidade e a degradação da política em mitologia e espetáculo. Em outros contextos históricos isso deu em fascismo.

O presidente Lula sabe o que faz. Mais de uma vez declarou como ficou impressionado com o belo “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, que narra o impacto dos primeiros filmes na mente de uma criança. “O Filho do Brasil” será a primeira -e talvez a única - oportunidade de milhões de pessoas irem a um cinema. Elas não esquecerão."

Percebam o perigo que está entranhado no DNA deste filme. É obra de propaganda política para manipulação de massas como talvez só vista na época do nazismo na Alemanha. Gostaria muito que este texto chegasse às mãos dos artistas e técnicos que participaram desta tramóia. Se eles não se envergonham de ter participado disto, eu me envergonho por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário