domingo, 27 de dezembro de 2009

Resolução de ano novo

Finalmente superado o natal, que deu-se longe de ser excruciante como inicialmente eu imaginava, chegou a hora de curtir a passagem de ano, essa sim, uma data que me agrada. Esta agora, em especial, pois vai marcar o início de um curto mas extremamente necessário período de férias. Minha atividade principal nestes breves 13 dias será coçar o saco, literal e metaforicamente falando. Mas como só preciso de uma das mãos para fazer isto, posso eventualmente usar a outra para realizar alguma coisa mais construtiva.

Estou em forte débito comigo mesmo. Pretendo quitá-lo nestes dias de ócio. Possuo débito com outras pessoas e entidades também, mas estas vão ter que esperar mais um pouco. No momento, a questão mais urgente é esta:

Tem dez livros aí. Aproximadamente 3000 páginas, avaliadas em cerca de 450 reais. Todos eles encontram-se confortavelmente instalados em minha prateleira. Alguns em absoluto descanso desde sua chegada. Sete deles já foram levemente incomodados, mas nada que deixasse qualquer sinal aparente de uso. Estou envergonhado com esta situação. Olho para eles todos os dias e não consigo disfarçar meu embaraço. Fico imaginando o que não falam de mim quando viro as costas. Poderia colocar a culpa nas excelentes atrações disponíveis em meu vasto repertório de canais de tevê a cabo, mas, no fim das contas, quem exerce a opção de escolha entre a estante e o controle remoto sou eu. Resolvi, então, aproveitar o máximo deste tempo reduzindo ao mínimo este deficit intelectual. Vou precisar de muita disciplina. As tentações estão aí, à minha volta. A tevê e o boteco exercem sobre mim um fascínio difícil de resistir. Terei que provar nestas férias que sou um homem, não um rato. Só um fraco é incapaz de atingir seus objetivos. Se não tirar pelo menos seis destes livros desta lista, declaro-me publicamente um fracassado, e, como punição, impigirei-me um autoflagelo cruel: ver no mínimo uma hora diária de tevê aberta durante uma semana. Não contarão como programas válidos telejornais, filmes, seriados ou qualquer coisa relacionada a esporte. A possibilidade de ter que assistir o programa da Luciana Gimenez ou a novela das nove me parece um incentivo mais que suficiente para que eu cumpra minha tarefa. Desejem-me sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário