segunda-feira, 9 de março de 2009

Leitura de banheiro

Nos últimos tempos adquiri o salutar hábito de ler vários livros ao mesmo tempo. Dependendo do meu humor, da minha localização, e às vezes até das condições do tempo, me decido pela leitura de um ou de outro. Neste momento estou lendo quatro, simultaneamente. Um deles, invariavelmente, é sempre o escolhido para me acompanhar ao banheiro. Gosto de livros muito específicos para o solitário momento da evacuação. Crônicas, pequenos contos, citações, curiosidades, são meus formatos preferidos. O que eu começo a fazer no banheiro geralmente gosto de terminar no banheiro. Por isso, histórias longas, de muitos capítulos, ou livros mais técnicos, que exigem mais concentração, me caem melhor na cama ou numa boa poltrona. Meu último livro de banheiro foi “Fora de Órbita” do Woody Allen. Muito engraçado, ótimo para desopilar o intestino. É tão perfeito para leitura de banheiro que deveria vender acompanhado de um papel higiênico.

Meu atual bathroom book chama-se “OS 10 Mais – 250 rankings que todo mundo deveria conhecer”. Muita lista totalmente nonsense, algumas curiosas, outras engraçadas. Uma, pelo menos, me deixou muito triste. Reproduzo-a a vocês aqui:

Os dez discos mais vendidos no Brasil
(Nota do postador: Esta lista seguramente jamais será alterada, tendo em vista que o mercado fonográfico está minguando a cada ano e que o CD é tecnologia em processo avançado de extinção)

1) Músicas para louvar o Senhor – Padre Marcelo Rossi – 3,228 milhões de cópias
2) Xou da Xuxa 3 – Xuxa – 3,216 MM
3) Leandro e Leonardo – dos próprios – 3,146 MM
4) Só Pra Contrariar – dos próprios – 2,984 MM
5) 4º. Xou da Xuxa – Xuxa – 2,920 MM
6) Xegundo Xou da Xuda – Xuxa – 2,754 MM
7) Um sonhador – Leandro e Leonardo – 2,733 MM
8) Xou da Xuxa – Xuxa – 2,689 MM
9) Mamonas Assassinas – dos próprios – 2,469 MM
10) Terra Samba ao vivo e a cores – Terra Samba – 2,450 MM

Resumo: um religioso, dois sertanejos, dois de pagode/axé, quatro da Xuxa, e um de rock-retardado. Ou seja, nenhunzinho sequer de música de verdade.

Depois a gente não sabe explicar como Kleber Bam-Bam e Cida ganham Big Brother, como Ana e Naiá continuam a encher o saco do alheio na edição atual, como o Lula é presidente com 86% de aprovação, e como a torcida do Flamengo acredita piamente que o Obina joga bola.

Digo e repito, como um mantra: ÊTA POVINHO BUNDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário