quarta-feira, 4 de março de 2009

Se vier pra bater, estamos fodidos

Asteróides colidindo com a Terra são uma das maiores fobias da humanidade. Muito provavelmente um deles, bem parrudo, carregado de irídio, deu fim a era dos dinossauros há 65 milhões de anos, no chamado evento K-T. Os bravos gauleses - viva Asterix! - tinham um medo que se pelavam que o céu caísse na cabeça deles. Hollywood adora um filme-catástrofe onde os heróis salvam o mundo no último segundo antes da pedrona porrar com a gente, vide Amageddon, ou Deep Impact, só para citar dois blockbusters mais recentes.

Bem, na vida real, o Bruce Willis não tem como salvar a gente:

Asteroide passa de raspão pela Terra
Publicada em 03/03/2009 às 23h58mO Globo

Astrônomos revelaram nesta terça-feira que um asteroide do tamanho de um prédio de dez andares passou muito perto da Terra na manhã de segunda-feira, revela matéria publicada na edição desta quarta-feira do jornal O Globo. A colisão de um corpo celeste desse porte, afirmaram, teria um impacto semelhante ao de mil bombas atômicas similares à lançada sobre Hiroshima. Chamado de 2009DD45, o objeto teria de 21 a 47 metros e passou a 72 mil quilômetros do planeta - quase nada em termos astronômicos: um quinto da distância entre a Terra e a Lua ou o dobro da altitude dos satélites georreferenciados em órbita. Embora tenha passado tão perto da Terra, o asteroide só foi detectado no sábado, por especialistas do Siding Spring Survey, um programa australiano de busca por objetos em rota de colisão com o planeta.

Resumindo: é mais ou menos como estar numa esquina e, de repente, aparece um carro fazendo a curva de maneira totalmente descontrolada e desembestada. Se vier em sua direção, fodeu. Não há tempo de fazer nada, você só viu o bicho quando ele já estava em cima de você. Babau.

Senti-me superseguro e tranquilo ao saber desta nossa "dificuldade" em detectar coisas que podem exterminar a vida na terra. E neguinho aí preocupado com o aquecimento global...

Nenhum comentário:

Postar um comentário