sexta-feira, 1 de maio de 2009

Templos do rock

Originalmente criado para ser um clube de country e blues, o lendário CBGB´s (pronuncia-se cibigibis) em Bowery, New York, tornou-se, meio que involuntariamente, a meca do punk rock americano. Foi lá onde nada menos que o Ramones fez sua primeira apresentação. Aberto em 73, por gloriosos 33 anos prestou excelentes serviços à causa. Hilly Cristal, dono e idealizador, morreu um ano depois que a casa fechou. Toda esta grande história está no documentário "Burning down the house: The story of CBGB". Para os adeptos, imperdível. Tomara que pinte por aqui.

Bares e clubes de rock sempre marcaram a história desse gênero musical. Lugares como The Cavern, Marquee e Roxy Club em UK, o CBGB's, o House of Blues, e o The Masque Club, na America, tornaram-se legendários, um marco para quem faz e para quem consome rock and roll. Aqui no Rio nós tivemos um lugar assim, no início da década de 80. Durou, sei lá, uns quatro anos talvez. O Western Club ficava no Humaitá, onde hoje é uma casa esotérica, perto ali da rua que dá acesso ao Túnel Rebouças. Foi onde tudo começou. Lá, eu vi, ninguém me contou, um show de uma pequena banda chamada Paralamas do Sucesso, recém saída do anonimato, logo quando o hit Vital e sua Moto começou a tocar na Maldita (para os não iniciados, a finada Fluminense FM, 94,9 no seu dial), em 1982. Era um bar apertado, enfumaçado, com filas homéricas na porta, gente saindo pelo ladrão, cerveja quente, garçonetes gostosíssimas, e claro, muito roquenrou. Conseguir uma mesa por lá era semi-impossível. Metade da casa, que já não era exatamente espaçosa, era invariavelmente ocupada por convidados das bandas. A outra metade, por conhecidos dos donos e das garçonetes. A plebe, da qual eu modestamente fazia parte, ou chegava com três horas de antecedência, ou ficava espremida entre as mesas, o balcão, e o fundo da casa. Ainda bem que na época eu era magrinho. Vi muita gente boa lá que está aí até hoje. Uma banda pré Barão, ainda sem Cazuza, mas com todo o resto, que eu não lembro o nome. O Sangue da Cidade. Celso Blues Boy e Zé da Gaita.

O Circo Voador foi a grande escola e o principal palco do rock carioca, não há dúvida quanto a isso. Mas o Western foi o berçário. Que o Céu dos bares o mantenha em bom lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário