domingo, 31 de maio de 2009

Ave, César

Depois de alguns anos difícieis, finalmente a Nação volta a viver numa monarquia. Depois do rei Zico e do príncipe Romário, agora entramos numa era imperial. Como bem disse o locutor do Sportv ao narrar o segundo gol do Mengão: "Súditos rubronegros, eis o Imperador!"

O Adriano não é um simples jogador de futebol. É uma força da natureza. Ele não é o Imperador só porque é melhor que os outros. É porque ele é maior. É superior. Se futebol fosse boxe, ele não podia jogar com o resto dos caras que estavam em campo hoje. Ele é de outra liga.

Ele está fora de forma, dizem. Não sei se quero vê-lo em forma. Acho que vai ser constrangedor para os outros jogadores. E eu odeio sentir vergonha alheia.

O homem conseguiu a façanha de estar bem colocado em TODOS os ataques que o Flamengo fez no jogo. Se não fôsse o goleirinho do Ventania, que pegou tudo e mais um pouco, e o Gaciba, que inventou um pênalti no Márcio Azevedo - um azougue, por sinal, infernizou a gente pelo lado direito de nossa defesa - o resultado teria sido um merecido massacre.

Adriano fez os dois gols - o primeiro, que os burocratas do futebol vão insistir que foi contra, só saiu pelo verdadeiro pânico, paúra, terror profundo, que a simples presença do titã na área inflige aos pobres e indefesos zagueiros. Além disso, deu ótimos passes, com destaque aos que presenteou Toró e Everton, que, totalmente imerecedores de jogarem ao lado de Vossa Majestade, desperdiçaram vergonhosa e bisonhamente. Não precisava, ou melhor, nem devia, mas deu carrinho, roubou bola, e correu os noventa e quatro minutos que a partida durou. E ainda, do alto de sua magnânima bondade, esbanjou simpatia e comiseração com os adversários que imprudentemente insistiam em tentar marcá-lo, o que é mais ou menos como querer derrubar um muro de concreto às ombradas.

Diante de tão implacável e avassaladora demonstração de superioridade, criou-se uma questão. O restante da corte agora tem real obrigação de se esfalfar, a cada jogo, para fazer por merecer a honra de jogar em tão nobre companhia.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uma babá quase perfeita

Não sei como ainda consigo me surpreender com maluquices de celebridades. Mas de vez em quando isso acontece. Celebridades, em especial as biliardárias, vivem realmente num mundo paralelo, com estranhíssimos códigos de comportamento:

Seguindo os conselhos de Madonna, Britney Spears contratou o ex-marido, Kevin Federline, para cuidar dos filhos do casal, Sean Preston e Jayden James, enquanto ela estiver em turnê.

Então vejamos: esta criatura precisa pagar ao pai de seus filhos para que o cara tome conta deles? Se a moda pega, dependendo do salário, até revejo meus conceitos sobre paternidade.

Apelo público divulgado pela internet

Já aderi.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Essa nem na escola do Fudêncio...

Há uma semana descobriram que a Secretaria de Educação de São Paulo distribuiu livros com conteúdo impróprio para crianças da terceira série fundamental. O tal livro chama-se "Dez na área, um na banheira e ninguém no gol", uma coletânea de textos sobre futebol, que é recheado de palavrões, ilustrações e piadas sobre sexo e bebidas alcoólicas. Foi uma grita só de educadores, da imprensa, de pais de alunos, meteram a porrada no Serra por conta disso. Mas quando a história veio à tona, eles já tinham até mandado recolher o livro, e no fim ficou meio que tudo certo.

Não é que hoje acharam mais um livrinho safado? Distribuído para a mesma terceira série? "Poesia do Dia – Poetas de hoje para leitores de agora”, um singelo livro de poemas que apresenta estrofes edificantes do tipo:

"Nunca ame ninguém. Estupre"
“Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto”
“Odeie. Assim, por esporte”

Sensacional.

Só uma pergunta: Colocaram algum devasso pedófilo para escolher esses livros? Ou será que quem escolhe os livros nem se dá ao trabalho de lê-los antes de incluí-los na relação? E o senhor, secretário de educação de São Paulo: será que dá para, desta vez, pedir a alguém rechecar essa relação de livros? Daqui há pouco vão achar Cristiane F. e o Kama Sutra na mochila dessa moçadinha de nove anos. Nuncanahistoriadessepais viu-se escola tão divertida...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A pátria de caneta Montblanc

E saiu a escalação dos onze titulares da CPI da Petrobras! Olhem que timaço:

Romero Jucá (PMDB-RR), Paulo Duque (PMDB-RJ), Leomar Quintanilha (PMDB-TO), Ideli Salvatti (PT-SC) e João Pedro (PT-AM); Inácio Arruda (PCdoB - CE), Fernando Collor de Melo (PTB-AL) e Jefferson Praia (PDT-AM); Álvaro Dias (PSDB-PR), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e ACM Junior (DEM-BA)

Técnico: Luís Inácio Lula da Silva, o "Molusco"

Os críticos acharam a convocação desequilibrada; claramente o ataque, formado por integrantes do Oposição FC, é o setor mais frágil do time.

Também já foi escolhido o tema musical que vai embalar esta campanha. Foi descartado o "Voa, canarinho, voa". Optaram por um hino de Bezerra da Silva, chamado "Reunião de Bacana":

"Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão..."

Resort de bandido

Nada como um bom paraíso nos trópicos aonde impera a bandalheira e a impunidade para atrair toda sorte de elementos de passado duvidoso em busca de uma aposentadoria tranquila ou de um terreno mais fértil para suas atividades suspeitas.

Desde os tempos da colonização cultivamos este salutar hábito de receber hospitaleiramente a corja da humanidade. Os primeiros foram os portugueses, que trouxeram para cá toda a escória de quem queriam se livrar para ajudar a saquear a nova terra sem nenhum tipo de escrúpulo ou complacência. As nativas adoraram miscigenar com os escroques, e o resultado é esse povo honesto e trabalhador que a gente vê por aí.

Algum tempo se passou. Vieram as guerras. O Brasil era um lugar glamuroso, estrelas internacionais desembarcavam aqui aos borbotões. E, com elas, alguns criminosos nazistas, que adotaram Brasil e Argentina como destinos prediletos para um sossegado exílio.

Nas décadas de 60 a 90, viramos referência internacional, inclusive no cinema, de local para refúgio de bandido. Nos especializamos em mafiosos italianos, traficantes internacionais, criminosos do colarinho branco e um ou outro simpático assaltante de bancos e trens pagadores. Só gente educada, letrada, cheia da grana, e com um código de ética maleável, porém existente.

Aí veio o PT. Sob a compreensiva gestão deste probo partido, pródigo em manter notórios e confessos (ex?) criminosos em cargos de alto escalão, passamos a abrigar terroristas das mais variadas correntes. Primeiro foi o Batisti, italiano condenado por algumas dezenas de assassinatos. Depois veio o Medina, narcoterrorista das Farc cuja mulher trabalha inclusive para nosso governo; e agora, parece que acharam um sujeito da Al Qaeda vivendo por aqui tranquilamente, já até constituiu família, tem negócio próprio. E mantinha um singelo forum na internet, em árabe, onde divulgava e debatia mensagens de ódio e ameaças de violência contra os infiéis americanos e outras baboseiras em nome do Islã. Vem cá, essa gente do PT anda distribuindo prospectos de turismo pelas organizações terroristas mundo afora?

E o Lula não gostou não, que ficaram sabendo do suposto terrorista. Disse que ninguém de fora tem nada que ficar dando pitaco no que acontece no Brasil. O Kim Jong II, supremo líder e ditador da Coréia do Norte pensa igualzinho sobre o país dele. Está fazendo seus testes nucleares à vontade, lançando seus mísseis divertidamente, achando também que ninguém no resto do planeta tem nada a ver com isso.

Ilegal, mas não em Brasília

PMDB pede a Lula PT fora da disputa em dez estados para apoiar Dilma
Com o governo fragilizado pela CPI da Petrobras, PMDB prepara lista de reivindicações para fechar aliança em 2010.

Não sei vocês, mas da última vez que eu vi, chantagem e extorsão eram considerados crimes. Graves.

Detesto dizer isso, mas o PT merece. OK, eu não exatamente "detesto" dizer isso. Acho meio divertido, inclusive. Sabe, essa coisa meio soro de cobra. Veneno contra veneno. Pensando bem, vejo até uma certa poesia nisso.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Legalmente louco


Essa veio direto do blog do Perez. É tão boa que vou deixar no original em inglês. Depois traduzo.

World's Most Litigious Man Suing Guinness Book Of World Records!

Jonathan Lee Riches, who has filed over 4,000 lawsuits globally against various people, entities, objects and concepts - which include George W. Bush, Che Guevara, the Eiffel Tower, Britney Spears, Adolf Hitler's Nazi party, Google, the Roman Empire, The Queen, the Magna Carta, the Wu-Tang Clan, Plato, Emilio Estevez and Nordic Gods - is suing the Guinness Book of World Records for ascribing him with the title of suing the most people ever.

Este sujeitinho inconveniente descrito acima já processou judicialmente mais de quatro mil - pessoas, entidades, objetos e conceitos, como bem descreveu o blogueiro - cada um mais aloprado que o outro. E foi parar no Guinness por isso. E processou o Guinness por isso. Isso é muito, muito engraçado. E muito, muito insano. Metade dos tribunais americanos já baniram o demente, o cara é o pesadelo de qualquer sistema judiciário. Mas tenho absoluta certeza que o advogado dele o ama de paixão. Cara, como tem gente doida nesse mundo.

Springfield é aqui

Essa, se aparecesse em algum episódio de Os Simpsons, a gente ia achar muita graça. Só o Homer mesmo pra aprontar uma dessas.
Erro humano causou vazamento em Angra 2 no dia 15; Eletronuclear diz que "não houve impacto"
Um funcionário que fazia a limpeza de um equipamento em uma sala de descontaminação da Usina Nuclear de Angra 2, em Angra dos Reis (RJ), esqueceu uma porta aberta e houve circulação de material radioativo, de acordo com a Eletronuclear. Quatro funcionários foram contaminados; todos foram monitorados, passaram por descontaminação e já trabalham normalmente.

Espera aí. Eu acho que não entendi direito. Acompanhem comigo.

Tudo que separa o resto do mundo de material radioativo de Angra 2 é uma porta??? Porta essa que pode ser acidentalmente esquecida aberta pelo faxineiro da usina?????????????

Bem, se eu fosse esses quatro funcionários, ia correndo contratar um advogado. A julgar pela confiabilidade do controle de radiação desta usina, daqui a uns meses eles estarão todos fosforescentes, carecas, e se alimentando de canudinho.

Psicologia reversa

Apesar da má fase, Keirrison aposta em vida nova para Obina no Palmeiras
Atacante, que também não vive um bom momento, acredita que pode ser ajudado no time pelo novo reforço

Obina ajudando o Keirrison:

"Olha, K9, é assim que NÃO se deve concluir a gol; e é assim que NÃO se mata uma bola; e, por favor, NUNCA bata um pênalti DESSA maneira..."

Isso sem contar com as dicas de reeducação alimentar.

Brazil does America

Só para usar uma expressão cunhada recentemente, o Brasil anda na crista da onda, mora! Hoje, no blog do Perez Hilton, a bichinha fofoqueira mais badalada de Hollywood, nascidos na terrinha são citados nada menos que em três posts, e isso só na primeira página do site. Se isso não é prestígio internacional, não sei mais o que é. As personas envolvidas são: Jesus Luz, o novo brinquedinho da provecta cantora Madonna; o Helio Castroneves e sua "ressurreição"; e a gravidez fashion da supermodel Adriana Lima. Brasil-sil-sil!!!

Por falar em Castroneves, que vida agitada tem esse moço. Foi pra America e tornou-se um piloto de ponta. Ganhou duas vezes as 500 milhas de Indianápolis, e ficou famoso ao ser apelidado de "Homem-Aranha" ao comemorar suas vitórias escalando os altos alambrados dos autódromos. Catapultou-se ao status de celebridade ao vencer a versão americana da Dança do Faustão, o programa "Dancing with the Stars", uma das maiores audiências da tevê de lá. Foi ao inferno ano passado ao ser preso por sonegação fiscal. Foi absolvido no início deste ano e ressurgiu das cinzas ganhando, pela terceira vez, no último fim-de-semana, a Indy 500. Ufa! Se continuar aprontando assim, daqui a pouco vira filme. Pra tevê, mas vira.

Super cool

Em minhas andanças pelo comércio virtual - a trabalho, antes que me chamem de vagabundo - me deparei com este site maneiríssimo:

http://www.allposters.com/-st/Rock-Posters_c12038_.htm

Me deu até vontade de ser adolescente de novo e revestir a parede de posters. Cada um mais ducarai que o outro. E tudo baratinho. Detalhe: tem t-shirts também. Ai meu cartão de crédito...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mãos limpas

Perguntinha que não quer calar. A quem interessa esta CPI da Petrobrás? Eu perguntei, e eu mesmo respondo. Em Brasília, a ninguém. Quem não tem rabo preso com a Petrobrás pretende ter um dia. É a maior verba publicitária estatal do país. A maior empresa e a de maior prestígio. Emprega um mundo de gente. Fonte inesgotável de recursos para investimentos e patrocínios de toda ordem. Prende e manda soltar. Quem quer se meter com ela?

Nem quando estava pra sair a CPI do Mensalão vi tanto medo e tantos dedos para se mexer no vespeiro. Tolinho sou eu e você que achamos que esses caras estavam falando sério em querer investigar alguma coisa. Não dou três meses pra ninguém mais falar nesse assunto. Infelizmente. E de novo.

Próximos candidatos a salvar o mundo

E já que hoje estamos em modo nerd, nada melhor que falarmos um pouco de quadrinhos. Mais três estão na boca para virar filme. Na ordem aí de cima:

- O mágico Mandrake vai ser interpretado pelo Hayden "Anakin Skywalker" Christensen; Djimon Hounsou vai ser seu fiel companheiro Lothar. Promete;

- Outro fechado é Thor, o homem do Mjölnir. Esse caiu no colo do desconhecido ator Chris Hemsworth. Para quem viu o novo Star Trek, é o carinha que faz o pai do Kirk e canta pra subir aos cinco minutos de jogo. Me pareceu meio mirrado pro papel, mas os caras devem saber o que estão fazendo;

- A última e certamente a mais esperada é nossa heroína-fetiche Mulher Maravilha, sonho dourado de dez entre dez adolescentes espinhudos na década de 70. Essa ainda não fechou, mas a mais cotada atende inteiramente aos atributos físicos necessários ao papel: a ubergata Jessica Biel. Braceletes e laço da verdade nela, produtores!

Nerds de todo o Universo, saudações!

Não sou exatamente um nerd. Sou um half nerd. Cumpro apenas algumas das características que normalmente são associadas a esta distinta e particular espécie de humanos. Mas uma coisa é certa: tenho muito mais afinidade com nerds e geeks do que com playboys, atletas, pitboys, patricinhas, yuppies, metrossexuais e outras categorias que normalmente povoam as revistas de moda e de celebridades. Me definiria como um nerd rocker. Um nerd mais casca-grossa, por assim dizer. Portanto, sinto-me no direito de celebrar o dia de hoje - o Dia do Orgulho Nerd. Para quem não é nerd e nem se interessou em saber o porquê da data, no dia de hoje, no longínquo ano de 1977, estreava, em avant-premiére, o maior filme nerd de todos os tempos, Star Wars. Escolha mais do que adequada, portanto. Vejo na internet - e esta eu não sabia - que hoje também é o Dia da Toalha. Mais uma vez, para os não nerds: é uma homenagem a Douglas Adams, autor da hilariante saga sci-fi iniciada com O Guia do Mochileiro das Galáxias. Mais nerd impossível. O porquê da toalha, se quiserem saber tratem de ler o livro, ou procurem na grande rede. Já digressionei demais aqui hoje.

Presto aqui meu tributo postando imagem da impagável série nerd The Big Bang Theory, uma das melhores coisas da tevê hoje em dia. E reproduzo aqui embaixo o Manifesto Nerd, inteligente e bem-humorado como a imensa maioria dos integrantes da classe. Exceção feita a alguns mais radicais que resolvem sair dando tiro no alheio tipo Columbine e outros casos escabrosos. Nerds mais desequilibrados têm que estar muito bem medicados ao assistir filmes como Matrix ou ouvir Marilyn Manson. Alguns tendem a ficar um pouco violentos. Desculpem, digressiono de novo.

Aí vai o manifesto:

Direitos
O direito de ser ainda mais nerd.
O direito de não sair de casa.
O direto de não ter um par romântico e de ser virgem.
O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
O direito de se associar a outros nerds.
O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.
O direito de não ter que estar "no estilo".
O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de vista.
O direito de expressar sua nerdice.
O direito de dominar o mundo.


Deveres
Ser nerd, não importa o quê.
Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.
Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.
Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".
Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.
Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
Tentar dominar o mundo!


Vida longa e prosperidade a todos!

domingo, 24 de maio de 2009

Habemus centroavante!

Há males que vem para bem. Ainda no Carioquinha, depois de mais um joguinho muquirana dos inúmeros que o Fla fez naquela competição, que, por absoluta incompetência de nossos adversários, terminamos ganhando, escrevi aqui que eu preferia ver o Mengão ser eliminado prematuramente da Copa do Brasil do que passar o início do Brasileiro na rabeira da tabela. Não deu outra. Nos despedimos da CB na quarta e resolvemos começar a jogar o Nacional hoje. Com uma pequena colaboração da arbitragem, que anulou um gol legítimo do Ramalhão logo aos três minutos, o Fla pagou os dois pontos perdidos pro Avaí no Maraca vencendo a primeira fora de casa. Josiel resolveu lembrar que é centroavante e justificou seu elevado e atrasado salário. O Ibson deu o tom da partida. Quando resolveu jogar o Fla matou o jogo. É impressionante o que esse rapaz joga quando está para acabar seu contrato. O Flamengo devia assinar contratos trimestrais com esse moço. Assim ele estaria sempre na ponta dos cascos. O Erick Flores e o Everton não me decepcionaram. Já os achava uns merdas antes do jogo, e continuo achando agora. Já o outro Éverton, o Silva, esse joga. E corre mais do que notícia ruim. E o Willians e o Airton, os intransponíveis, craques dos Buckaneiros no Cartola FC, deram mais uma vez conta do recado. Bruno segue em sua clara determinação de me provocar um infarto. Após aquela domingada contra o Avaí, o elemento fez um golpe de vista hoje que eu quase tive que tomar um sublingual. Mas entre mortos e feridos salvaram-se todos, e terminamos a rodada na meiúca da tabela, na décima posição. E subindo. Domingo tem estréia de Adriano no Maracanã contra o Atlético Paranaense. Jogo de festa, casa cheia, mas que tem que ser levado muito à sério. Palhaçadinha zero, meninos, por favor. Lembrem-se sempre de Cabañas e seus amigos mariachis.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fóssil ambulante

Quando a gente já via os comunistas como uma forma de vida em extinção, preservada apenas para estudos em estranhos sítios arqueológicos como Cuba, Albânia e Coréia do Norte, não é que aparece um, perdido, bem aqui no Rio de Janeiro, para fazer aquilo que mais sabem, ou seja, merda? E com o auxílio luxuoso de nosso prefeitinho?

Mais uma lei brilhante, de autoria de um vereadorzinho do PC do B - sim, este partido ainda existe, contrariando toda e qualquer lógica - foi sancionada ontem pelo nosso não menos brilhante prefeitículo Dudu Paes. A partir de agora, na pequenina, pacata e pouco cosmopolita cidadezinha do Rio de Janeiro, esta localidade de pouquíssima visibilidade internacional, nenhum anúncio ou mensagem comercial que contenha palavras em língua estrangeira pode ser apresentado sem legendas em português. Ok, vou dar um tempo para vocês rirem. Depois eu retomo o post.


Sim, é verdade. No letreiro de qualquer Shopping Center, vai ter que ter abaixo, em letras menores, mas legíveis, uma frase tipo "Centro de Compras". Ainda bem que sancionaram esta lei, pois os shoppings andavam à mingua. Nenhum ignorante que mora no Rio sabia o queria dizer este termo em inglês, então ninguém entrava nestes lugares com medo do que poderia encontrar lá dentro. Os "Centros de Compras" foram todos salvos por este comuna imbecil.

Trabalho há vinte anos no comércio. Cansei de colocar as palavras OFF e SALE nas minhas vitrines. Espantoso como meus clientes conseguiam entender que minhas lojas encontravam-se em liquidação. Sou mesmo um sujeito de sorte.

Anúncio de loja de informática vai ficar muito engraçado. "Ratos a partir de 10 reais"; "Livros de notas Pentium Duplo Núcleo por apenas 12 de 99 reais".

Isso sem contar os incontáveis nome de lojas, algumas marcas consagradas, que vão ter que ostentar uma tradução: imaginem a Smuggler, como vai achar divertido ter que colocar a palavra "Contrabandista" embaixo da marca dela; e a Richard's, que vai adorar ser chamada de Do Ricardo. Afghan, Smash, Enjoy, Ecletic, Le Lis Blanc, Oh, Boy!, Spicy: vão providenciando já suas legendinhas.

Vocês certamente já ouviram falar que a mente vazia é a morada do capeta. Um sujeito sem nada pra fazer é um problema. Sendo o sujeito em questão um vereador do PC do B, ele vira uma verdadeira ameaça à sociedade.

Prefeito, apesar de não ter votado em você, até que você me parecia um cara antenado. O Rio é uma cidade internacional, moderna, vanguarda, chique. Este tipo de legislação ridícula, pequena, caipira, xenófoba, retrógrada e totalmente equivocada não combina com o espírito da nossa cidade nem do nosso povo. Revogue a sanção desta lei que só faz o Rio passar vergonha diante do resto do mundo.

E a este vereador cujo nome me recuso a escrever para não sujar meu blog: arruma um ofício, cara. Sai desta vida de legislador que isso não é pra você. E deixa a Cidade Maravilhosa em paz, poupada da sua infeliz contribuição.

Atendendo a pedidos, o nome do energúmeno que bolou esta pérola legislativa chama-se Roberto Monteiro. Agora vou ter que chamar a faxineira, mas tudo bem.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Anônimos Futebol Clube

Primeiro foi o Alex Cruz, do Ivinhema. Depois, o Aleílson do Águia de Marabá. Hoje, mais dois: Arturo, do Terek Gozny da Rússia, e Flamel, também do Águia de Marabá, este verdadeiro celeiro de craques do norte do país.

Se esta fôsse a lista de contratados do Duque de Caxias para disputar a Série B do Brasileirão, já não animaria nem o mais fanático torcedor da Jovem Caxiense.

Só que estes "reforços" estão vindo para o Flamengo.

PARA O FLAMENGO.

E o Kleber Leite está putinho e ameaçando ir embora porque o Dumbrosck contratou o Petkovic. Que, no alto dos seus avançados 36 anos, joga muito mais que essa mulambada toda aí em cima junta.

Kleber, desculpe o meu francês, mas faça um favor à galera: pede pra cagar e sai. E leva o Juan junto.

Save the cheerleader, save the world

Alguem aí ainda vê o seriado Heroes? Eu gostava muito na primeira temporada. Na segunda, ainda vi, mas fui desanimando. Na terceira, abandonei por completo. Hoje, me arrependi. A menina rechonchuda que faz a cheerleader indestrutível de repente virou um mulheraço. Olha só isso aqui:

Benzadeus. Heroes recuperou um telespectador.

Não tá morto quem peleia

Os caras foram guerreiros. Mas ganhou quem foi melhor. Quem deu menos mole. Juan, você serviu a nação com galhardia e já nos deu muitas alegrias. Mas chegou a hora da partida. Pega teu boné e seja feliz em outro lugar. Aqui, você já deu o que tinha que dar.

Agora é levantar a cabeça e encarar o Brasileirão. Que a reação já venha contra o Santo André, timinho safado que nos traz péssimas recordações. Mas vamos lá. Pra cima deles, Mengão.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ética pelo mundo

Na Inglaterra:
Presidente da Câmara britânica renuncia e pede desculpas
Tornando-se o primeiro político britânico a deixar o cargo em mais de 300 anos, o presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, Michael Martin, apresentou ontem sua renúncia após as pressões recebidas pelo escândalo dos gastos por parte dos deputados na lista de reembolso da Câmara. A casa anunciou mudanças e vai ficar mais rigorosa.

No Brasil:
Ex-relator do caso do castelo diz ser grato à imprensa
O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) - conhecido por ter dito estar "se lixando" para a opinião pública - afirmou nesta quarta-feira estar "muito grato" ao trabalho da imprensa porque, segundo o parlamentar, graças à repercussão que a mídia deu a sua declaração, acabou famoso e apareceu em diversos programas humorísticos de TV. "Sou muito grato, vocês me deram uma mídia", disse. Sorridente entre os jornalistas, bem diferente do que estava na semana passada, Moreira brincou e perguntou quais ali haviam assistido sua participação no Programa do Jô ou no Casseta e Planeta.

A gente merece?

Um drink no inferno

Sempre me disseram que birita faz mal à saúde. Mas assim também já é ridículo:

Drinque com fogo explode e jovens ficam feridas no interior de SP
Vítima sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em 40% do corpo. Barman que fez bebida está preso e vai responder por lesão corporal.

Uma menina tem 15, a outra 16 anos. Crianças, álcool e fogo. Péssima combinação. O retardado que tentou fazer o drink tem 21. Mas a idade mental de 5, provavelmente.

Enquete

Lula declarou hoje pela manhã, lá da longínqua China (ele bem que podia ficar por lá, não acham?):

"A Dilma vai fazer a quimioterapia dela, mas ela está totalmente curada, ou seja, não tem problema"

Para você, antenado e sagaz leitor do LaV, Lula é:

a) Um poderoso medium que anteviu a cura da ministra antes mesmo dela terminar seu tratamento;
b) Um curandeiro sobrenatural, tipo dr. Fritz, que já tratou a ministra espiritualmente, mas cuja cura ainda não foi detectada pela medicina tradicional;
c) Um fanfarrão leviano e irresponsável, que adora dar declarações de efeito sobre coisas que não conhece e não possui o menor controle;
d) Um grande mentiroso.

Votem. É grátis.

Eleição diferente

Essa eu recebi via e-mail do meu camarada e leitor AG. Não sei se, como diz o texto, foi realmente idéia da Rita Lee; e nem se foi divulgada no programa do Amaury Jr. Mas seja lá de quem foi, é realmente interessante:

IDÉIA DE RITA LEE NO PROGRAMA DO AMAURY JR. !!!
A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas idéias brilhantes, dignas do seu gênio criativo.
Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão:
Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados.
Toda semana o público vota e elimina um.
No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país.
Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos.
Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'.


Seria engraçado ver alguns de nossos políticos, tão refinados, educados e éticos, se engalfinhando pela tevê. Imaginem a Dilma sendo chamada para fotografar no Paparazzo? Argh!! Pensando melhor, a idéia não me parece tão boa assim, vendo por este prisma...

Criatividade sinistra

Foto de feto, brocha e moribundo em maço de cigarro não está com nada. Isso aqui ao lado é que é saber fazer campanha contra o fumo. Olhem o mural no teto do fumódromo desta empresa: sutil como um câncer de pulmão.


Ainda bem...

Obina não perde a confiança: ‘Não vou ficar o ano inteiro sem fazer gol’

Agora estou muito mais aliviado. É só a torcida do Flamengo manter a paciência mais um pouquinho, pelo menos até dezembro, que o gol volta a sair. Ufa!..

terça-feira, 19 de maio de 2009

Por uma boa causa

Cometi um crime ontem. Logo eu, que fiquei pagando de honesto aqui mesmo neste blog, posts atrás, por conta das carteirinhas de "estudante". Não, não sucumbi a ponto de fazer uma carteira falsa. Continuo achando isso errado e injusto. Mas fiz uma coisa que não é legal, mas que estes estudantes safados que pagam cinema barato devem estar cansados de fazer. E o fiz pela primeira vez.

Fiz o download de um filme. Bem, tecnicamente, não downloadei o filme, só copiei um já downloadado para meu note. Mas isso não me absolve. Desculpem-me, não pude resistir. Só espero que nenhuma autoridade legal tenha acesso a este meu post.

Venho por meio de orientação do meu advogado declarar que todo conteúdo deste blog é fictício e não pode ser utilizado como prova em qualquer processo contra a minha pessoa.

Bem, feito este aviso, continuo.

De vez em quando, muito de vez em quando, a gente vê um filme que marca a gente. Não só os que a gente vai lembrar lá na frente por algum motivo. Isso é mole, eu me lembro de uns troços que, juro, pagaria para ter esquecido. Eu falo daqueles que viram referência. Pointbreaks.

Meu primeiro grande filme foi Robin Hood. O desenho, aquele da Disney. Eu tinha uns quatro, cinco anos. Me apaixonei pela raposinha Lady Marian. Sempre fui precoce.

Depois veio Quando as Metralhadoras Cospem. Apaixonei-me de novo. As mulheres, sempre um tormento na minha vida. Sonhei com Tallulah, a dançarina, por meses, e isso na minha fase pré-masturbação. Para quem não é desta época, esclareço: Tallulah, stripper namorada do gangster Bugsy Malone, era interpretada por uma Jodie Foster ainda virgem (eu acho) em seus parcos, sei lá, treze anos. Amei-a secretamente até conhecer Andréa Siqueira na sétima série. Que, assim como a Jodie Foster, nunca peguei.

Fiquei histérico e descontrolado com vários filmes em fins de 70 e na década de 80. Vocês hão de me perdoar por essa viadagem, certamente. Vivi neste período Star Wars, Indiana Jones, Blade Runner, todos do John Hughes, os musicais Saturday Night Fever, Grease, Fame, Flashdance. Uma Linda Mulher, meu sonho dourado de vida, ser o biliardário que... bem, vocês sabem exatamente a história. Mas, neste período, uma só lenda, o maior filme de todos os tempos, que na verdade são três: O Poderoso Chefão, a maior lição de vida macha já escrita, composta, pintada, esculpida, ou filmada.

E veio os 90. E dois irmãos, hoje um irmão e uma irmã - pra quem não sabe um deles transsexuou-se - fizeram Matrix. O segundo melhor um filme em três da história.

No século 21, nenhum filme tinha ainda me sacudido desta forma. Não posso afirmar que vai marcar para sempre: mas minha primeira impressão foi grande. Grand Torino, produzido, dirigido e atuado magistralmente por Clint Eastwood é o melhor filme que vi em anos. Aviso às meninas: é filme para cuecas. E é filme em que cuecas se emocionam. Clint atua como se fosse seu réquiem. O cara é um monstro. Não quero ficar velho. Não gosto de velhos. Nem velhos gostam de velhos. Tirando o Clint. Clint é o melhor cara velho de todos os tempos. Ele é muito foda. No filme, ele é um escroto amargo e racista. E a gente se apaixona por ele no primeiro minuto do filme. Não da maneira que me apaixonei pela Marian, pela Tallulah, ou pela Andréa, quero deixar bem claro. Mas daquele tipo que, se eu fosse assim, queria viver muito. Não pelo personagem, que é um miserável infeliz, cheio de culpa e solidão. Mas pelo talento gigantesco desse cara que já deu pra gente pérolas como Menina de Ouro, Bird, Mystic River e Imperdoáveis; e que agora nos presenteou com esse diamante.

Que filmaço. Diz ele que é seu último como ator. Eu sobrevivo a isto. Tem uma centena de filmes que eu posso rever que não me deixarão com saudade. Mas esse cara tem que dirigir filmes até morrer. E espero que isto demore muito. Ele é o melhor da atualidade. E um dos melhores de todos os tempos.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Boletim LAVAVAL - 2a. rodada

Para desespero de meus patéticos adversários na liga LAVAVAL do Cartola FC, a atuação dos Buckaneiros esta semana foi sensacional. O time já valorizou 20% desde sua formação. Fez mais pontos esta semana que seus adversários (?) diretos nas duas acumuladas. Espero algum tipo de reação destes timinhos para esta disputa ter alguma graça. Já numa liga mais parruda, a Urublog, o Buckaneiros saiu da posição 320 para a 109! Longe ainda do lugar que nosso potencial técnico permite almejar, mas já estamos entre os 7% melhores. Como no Cartola em time que está ganhando se mexe sim, aguardem a nova formação dos Bucks para a terceira rodada. O céu é o limite para esta equipe.

domingo, 17 de maio de 2009

História sem graça

"Os Dez Mandamentos" tem 220 minutos de duração. "E o Vento Levou", 238. O filme que o Flamengo anda queimando já dura 288 longos e tenebrosos minutos. E não chegou ao final ainda. Deve ser o maior filme de terror da história. Comédia certamente não é, já que eu não estou achando graça nenhuma. Se bem que a furada ridícula que o Willians protagonizou ontem poderia estar tranquilamente inserida em qualquer filme do Charlie Chaplin ou Buster Keaton.

Infelizmente a patética sequência de insucessos rubropretos não é cinema, é bem real. Ou surreal, a contar pela inacreditável inabilidade do Josiel em conseguir colocar uma bola de 70cm de circunferência dentro de um enorme quadrado de 2,50 por 7,30m. Olhando por esse prisma, não parece ser tão difícil, certo? Existem até uns caras por aí que conseguem fazer isso umas trinta, quarenta vezes todo ano, e nem são tão bons assim.

O Cuca deu declaração dizendo que a culpa pelo mau resultado contra o Avai é toda dele. Olhem, se ele não tivesse nos dito, essa maluquice nem teria me passado pela cabeça. Que astúcia tem esse homem. É de dar inveja ao Chapolin.

Foram tantas coisas ruins no jogo de ontem que se eu destacasse apenas uma estaria cometendo uma grande injustiça. A indolência do Juan e do Ibson, por exemplo. Pareciam ter saído de uma churrascaria rodízio direto para o Maracanã. O Everton é notadamente um atacante muito perigoso. Para minhas coronárias e minha sanidade mental. É o pior tipo de jogador. Aquele que tem "potencial". Ele potencialmente é um craque, mas efetivamente é um cabeça de bagre. E, desafortunadamente, com este "potencial", ele vai enganar um monte de gente por um bom tempo. E já começou pelo Cuca. Mas se, realmente, tivesse que eleger um símbolo para o desastre, a honra iria para um novato que se acha o último Negresco do pacote. Esse sujeitinho chamado Erick Flores. Antes de meter a porrada no menino, quero deixar aqui uma coisa bem clara: ele não tem culpa nenhuma. A culpa é única e exclusivamente do jeito Flamengo de ser. Nós, da Nação, temos esta arrogância, este sentimento de superioridade técnica e moral que às vezes nos impede de enxergar algumas realidades. Quando se é um garoto, com alguma habilidade, e se tem a oportunidade de vestir o Manto, esse coisa toda pode subir mais à cabeça que uma jarra de Frozen Margarita. E este pivete Flores entrou em campo ontem achando que era o escolhido, o novo monstro sagrado. Quis resolver tudo sozinho, e errou tudo que tentou. Se eu sou o treineiro do time, esse moleque volta imediatamente para os juniores para aprender uma lição de humildade.

E pegaremos agora o Internacional no Beira-Rio. Que os deuses da bola tenham piedade das nossas almas.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Italiano cabra-macho

Sou fã do Diogo Mainardi. O cara é totalmente ame-o ou odeie-o, e só isso já me agrada - detesto gente que fica em cima do muro. E escreve bem, o moço. Pode-se discordar dele ou concordar com ele, mas uma coisa é certa, não há como negar: o cara tem culhão. Olhem o texto que ele colocou no podcast dele ontem:

O prisioneiro é amarrado a uma prancha, com os olhos tapados e um pano enfiado na boca. Os interrogadores despejam água em seu rosto, sufocando-o. Essa foi uma das técnicas de interrogatório empregadas por agentes da CIA contra os terroristas da Al-Qaeda - a técnica do afogamento. Barack Obama chamou-a de tortura. Nós, os defensores da prática, impenitentes, preferimos chamá-la burocraticamente de "técnica incrementada de interrogatório".

E ele vai mais longe:

O que se sabe com certeza é que Khalid Shaikh Mohammed, acusado de ser o organizador dos atentados de 11 de setembro, foi capturado nos primeiros meses de 2003, numa cidade paquistanesa. Interrogado sobre os planos da Al-Qaeda para novos atentados terroristas nos Estados Unidos, ele se limitou a dizer: "Esperem para ver". Em vez de esperar para ver, a CIA torturou-o com a técnica do afogamento. Sim: 183 vezes. Sim: deu resultado. Depois de alguns dias, Khalid Shaikh Mohammed dedurou um terrorista conhecido como Hambali, cuja captura permitiu o desmonte de uma célula composta por 17 membros da Jemmah Islamiyah, que tinha planos para realizar uma "Segunda Onda" de atentados contra os Estados Unidos, na Costa Oeste. Quantas vidas foram salvas com isso? É o que os documentos da CIA podem ajudar a esclarecer.

Taquilpariu, vá ter vocação para virar vidraça assim lá em Ipanema. Imaginem a quantidade de porrada virtual que esse cara não vai tomar de entidades de defesa dos direitos humanos, de ex-revolucionários torturados, de atuais integrantes do Governo Lula, da Igreja, etc...

Aí, Mainardi, se precisar de um guarda-costas, é só avisar...

Reputação ilibada

Which companies have the best reputations around the world?

A The Economist quis saber, e o Reputation Institute pesquisou. E deu a italiana Ferrero na cabeça - aquela mesmo, do Ferrero Rocher. Mas dêem uma olhadinha mais atenta na 4a. e na 5a. colocadas. São familiares a vocês?

Brasil-sil-sil!!!!!!!!!!

O chato é que a quarta colocada acaba de se tornar alvo de uma CPI e está sob pesadíssimas acusações de sonegação de mais de 4 bilhões de reais em impostos. Isso não deve ser muito bom para a reputação de ninguém, não é?

E a nossa brava Sadia, então? Perguntem o que os acionistas dela acham da reputação da companhia depois da perda cambial de 760 milhões de reais que eles tiveram de entubar no ano passado? Só mesmo essa megafusão com a Perdigão pra tirar ela do buraco em que se meteu...

Sei lá, mas acho que a Economist devia pedir seu dinheiro de volta a este tal Reputation Institute. Nem o Ibope faz tanta lambança numa pesquisa...

Bolsa-ereção

A indústria farmacêutica Pfizer ouviu a recomendação de seus funcionários, que estavam vendo amigos e familiares com problemas financeiros e dificuldades para comprar remédios, e anunciou que vai distribuir gratuitamente mais de 70 medicamentos – inclusive o Viagra – aos desempregados dos Estados Unidos.

O Lula vai ficar puto por não ter pensado nesta antes...

Blue eyes

A vida da fera aí em cima vai virar cinebio nas competentes mãos de Martin Scorcese e do roteirista Phil Alden Robinson, de Campo dos Sonhos e Quebra de Sigilo. Não tem como ficar ruim isto. Ainda mais com os dois superastros que estão cotados para o papel: Leo diCaprio e Johnny Depp. Qualquer um dos dois que levar vai dar conta com sobras, tenho certeza. Mas eu prefiro o Depp. Coloquem umas lentes azuis nele e vão ver que é o cara certo pra viver o homem. Start spreading the news...

Cara-de-pau

Esse miliciano safado foi preso e ainda ri. Isso está muito mais pra Coringa do que pra Batman...

Um novo Código Penal já, pelamordedeus

Justiça determina recontagem de pena e Suzane Richthofen pode ir para regime semiaberto a qualquer momento
Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira beneficiou a jovem, condenada por participar do assassinato de seus pais com barras de ferro , Marisia e Manfred Von Richthofen, em 2002, em São Paulo, na casa em que a família vivia no bairro do Campo Belo.

Ah, o doce sabor da impunidade... Depois não entendem porque o Brasil é terreno fértil e altamente propício a todo tipo de criminalidade. Alguém aí acha que esta "santa" está regenerada e pronta a viver novamente em sociedade?

Pimenta nos olhos dos outros...

Lula critica criação de CPI da Petrobras no Senado e diz que atitude do PSDB é irresponsável e antipatriota
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou-se irritado ao comentar nesta sexta-feira a apresentação do requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado. Um dia depois dos líderes do Casa fecharem acordo adiando essa leitura, sem a presença do PSDB, os tucanos deram o troco e garantiram que o documento fosse lido hoje.

Este senhor é totalmente destituído de qualquer simancol, além de ter uma péssima memória. Nos idos em que era oposição, ele e o seu PT atazanavam implacavelmente o FHC, pedindo CPI até para peido em elevador. Agora ele conta com a oposição mais banana de toda a história republicana; e ainda tem coragem de reclamar quando, muito de vez em quando, alguém do lado de lá se insurge e resolve fazer o que o nome sugere, oposição. Lula, vai catar coquinho, vai.

???????????????

Aleílson é o reforço do Fla para o ataque
Atacante se destacou pelo Águia de Marabá contra o Fluminense na Copa do Brasil e chega por indicação de Cuca para experiência por três meses

QUEM???????????

Valeu, Noblat!!

Brigaduuu!!!

Igualzinho ao Brasil

Cai o 1º membro do governo britânico por escândalo de verbas
O escândalo dos parlamentares britânicos que usaram dinheiro público para pagar despesas pessoais fez a sua primeira vítima no Governo: o subsecretário de Estado da Justiça, Shahid Malik. Primeiro muçulmano a integrar um governo britânico, ele pediu demissão nesta sexta-feira.

Quantos parlamentares brasileiros renunciaram mesmo, por conta da farra das passagens? Alguém lembra de algum?

Sutileza publicitária

Eu sou um cara mais de uísque, vodka e cerveja. Mas uma propaganda como esta me faria experimentar novos sabores:

Ne te retourne pas

Nem preciso saber qual o gênero ou a história. Sophie Marceau e Monica Belucci num mesmo filme é programa mais que imperdível: é imprescindível, indispensável. É muito talento e beleza numa película só.

Isso tem que virar moda!

Pra quem ainda não conhece, esse carinha simpático aí do lado é o Kindle. Na verdade, já é a segunda versão dele, e está vendendo mais que água no deserto nos EUA, com crise e tudo. É uma idéia capeta da Amazon, que tem tudo pra virar febre mundial. Imaginem poder baixar livros, jornais, revistas, a qualquer hora, em qualquer lugar, e ler neste bichinho? Chega de derrubar árvores! Papel pra que? Praticididade, comodidade e consciência ecológica. Mal posso esperar para colocar a mão no meu. Jornais e revistas do Brasil, vamos providenciar conteúdo para o Kindle, já!

Registro aqui meu protesto

Dio, Iommi e Butler em ação no Rio. Pedida certa, não fosse a infelicidade da data. Black Sabbath num domingo não combina. Sacanagem.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A estranha história do bom time que não consegue fazer gols

Este é o melhor time do Flamengo nos últimos anos. E, tragicamente, pode ser lembrado pelos piores resultados. Aviso aos navegantes. Só o Adriano não vai adiantar. NENHUM jogador do Fla que jogue com a camisa oito para frente tem a menor idéia do que fazer com a bola. É triste. Até amanhã.

História mal contada

Pode ser que eu esteja vendo pêlo em ovo. Talvez por assistir a muitos filme policiais, fico achando que sempre pode haver uma intrincada trama por trás das coisas. Mas que está muito esquisita esta história do roubo dos quadros da família Macksoud em Sampa, ah, isto está. Uma quadrilha altamente organizada junta vinte caras para fazer um roubo espetacular no qual sabia exatamente o que queria levar - quatro quadros muito famosos avaliados em mais de três milhões de reais. Em pouco mais de uma hora eles completam a operação com total sucesso, e sem nenhuma baixa entre os envolvidos no crime. Dois dias depois, apavorados com "a forte investigação", segundo palavras do próprio delegado que cuida do caso, eles simplesmente abandonam o produto do roubo num terreno baldio próximo à sede de uma rede de televisão? Hummmmm.... Alguém vai querer me convencer que os caras que executaram um assalto desta monta não tinham um plano de fuga? Ou alguém para receptar os quadros? E simplesmente não esperavam que a polícia "investigasse fortemente"? Aí tem. Aguardem os próximos capítulos, se é que eles virão a público.

Novo petisco

Imaginem ir tomar umas cervejas com uns amigos e pedir uma porção com umas 20 melancias para beliscar? Não sei porque algum ser humano que bebe ia querer uma coisa dessas, mas se cismar que quer, rola. Essa coisinha aí do lado do tamanho de uma azeitona é uma melancia. E custa apenas 160 pratas o quilo nas melhores casas do ramo. Em Londres. É uma miniatura perfeita: tem o mesmo gosto de nada, a mesma textura, a mesma cor, os mesmos carocinhos. Só que tudo 20 vezes menor. A genética é uma coisinha assustadora, não?

Carteirinha de malandro

Tenho pra mim que a única pessoa que eu conheço que não tem uma carteira de estudante sou eu. Acho que até o Lula, que é semi-analfabeto e a última vez que sentou num banco de escola foi na década de 60, deve ter a dele. Esse desconto para estudante é uma vergonha. Estudante tem que estudar. Não tem que ficar indo a cinema, teatro e muito menos a show musical, onde vai encher a cara de birita, fumar quilos de maconha e tomar ecstasy com Red Bull. Por causa dessa sandice, os dezoito adultos honestos deste país, nos quais me incluo, que acham errado ter uma carteira de estudante sem ser estudante, temos que pagar uma incalculável fortuna para consumir cultura neste país. Eu tenho tempo e dinheiro para consumir cultura. Estudantes não têm nenhum dos dois. Que fiquem em casa, portanto. Ou no mínimo, que paguem igual a todo mundo. Mas, pior que estudante querendo pagar barato, é gente adulta querendo dar uma de esperto. Chega a ser patético as figuras que sacam de sua carteirinha na bilheteria do cinema para pleitear a meia-entrada. Eu tenho muita vergonha alheia com isso. Infelizmente, a maioria não tem. Por isso que nesta questão do Cinemark estou com eles e não abro. Tem mais é que exigir certificado de presença, comprovante de pagamento e o caralho. Só passando por muito constrangimento para algumas pessoas tomarem vergonha na cara. Até porque se depender da Justiça para colocar alguma ordem nesta bagunça, se viu por este caso que não vai acontecer. Eles querem é mais é que se dane, até porque devem ter familiares e empregados que se utilizam do mesmo artifício. Para mim, só me resta continuar pagando 250 pratas num show, 25 reais num cinema...

P.S.: Recebi vários e-mails e coments de pessoas clamando por entrar na lista dos sem-carteira. Portanto, diante das evidências, refiz meus cálculos, e descobri que somos uns 25, e não só dezoito, os honestos brasileiros.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Momento taquicárdico

Megan Fox diz que é bissexual
"Mulheres são mais limpas"

Megan Fox diz que gosta de homens mais velhos
"O Rob tem o que, 22? Zac tem 21? É uma piada. Meninos aos 20 são uma perda de tempo"

O que dizer diante de tais declarações? Alguém dá o Nobel de Melhor Mulher do Mundo pra ela, por favor.

Isso é que dá seguir mau exemplo

Não é à toa que acham o Lula "o cara". A exemplo do molusco, cujo governo anda distribuindo bolsas-famílias à gente morta, conforme comentei aqui em post recente, vejam o que anda aprontando o governo de Obama:

Mulher morta há mais de 40 anos recebe cheque de estímulo do governo americano
Milhões de americanos vêm recebendo do governo americano cheques de US$ 250 como parte do programa do governo Barack Obama para estimular o consumo e ajudar a recuperar a economia do país. Mas pelo menos um deles surpreendeu James Hagner, de 83 anos. Ao abrir a correspondência em nome do Tesouro americano, leu o nome de sua mãe Rose, que morreu em 1967, há mais de 40 anos.

- Fiquei chocado e comecei a gargalhar, ao mesmo tempo - disse Hagner à tv de Baltimore, a WBALTV - Eu não esperava sequer receber um para mim, quanto mais para a minha mãe que já se foi há 43 anos.

Não é espetacular? É o Brasil e o Lula exportando ineficiência e pouca noção do ridículo para nossos irmãos do norte. O problema aí não é só o fato da mulher estar morta, como se isso já não bastasse. É que, mesmo se estivesse viva, teria, no barato, uns cem anos! O que leva um governo a querer incentivar uma pessoa de cem anos a consumir? Talvez a indústria de remédios, fixadores para a dentadura e fraldas geriátricas estejam desesperadamente precisando de ajuda, quem sabe? Que filtro sensacional deste programa de incentivo! Nuncaantesnaquelepaís devem ter pago um mico tão grande...

Ainda futebol

A Conmebol classificou automaticamente São Paulo e Nacional do Uruguai para a próxima fase da Libertadores por conta da desistência dos suinamente gripados mexicanos que não quiseram continuar a disputar a competição em termos diferentes dos que foram anteriormente combinados, no que eles estão muito certos, em minha modesta opinião. Independente do mérito da questão, que é de saúde pública, a decisão é desastrada pra todo mundo, a não ser para São Paulo e Nacional, claro, que estão rindo à toa. Os mexicanos não têm culpa de estarem com uma epidemia em seu país, até que provem o contrário; deveriam ter sido mais respeitados pela organização do torneio. Os outros clubes envolvidos na competição vão jogar dois jogos a mais que os beneficiados e ficam em clara desvantagem, até pelo desgaste. E a Conmebol, que já não é grande coisa, perde parte da pouca credibilidade que já detém. Já que era para os mexicanos não jogarem, coisa com a qual não concordo, que classificassem os dois times que ficaram logo abaixo deles na fase anterior e a disputa ficaria menos prejudicada. Mas este tipo de raciocínio lógico não costuma ser muito aplicado quando se trata de coisas do futebol.

Um dia na vida de um clube fanfarrão ou Porque esse time não ganha nada em um campeonato realmente forte há dezessete anos

Receita para disputar a Copa Sul-Americana em 2010, quiçá uma Segundona:

1) Desperdice dezenas de oportunidades de vencer seu primeiro jogo no Brasileirão, perca o jogo, ache tudo normal e acorde no dia seguinte como se nada tivesse acontecido;
2) Ao acordar, ao invés de treinar para não repetir os erros do dia anterior, e, principalmente, para tentar não dar vexame diante de sua torcida no próximo jogo, que será perante uma equipe que já marcou umas 258 vezes na temporada e tem um cara que acaba de fazer o gol mais bonito do ano, vá a uma festinha de homenagem puxar o saco de um governador que é torcedor confesso do maior adversário e que quer é mais que o time homenageado, no caso o seu, se exploda;
3) Anuncie contratações bombásticas de jogadores cujo salário é maior que o orçamento anual do seu time; e anuncie também troca-trocas absurdos, inúteis e infrutíferos, que envolva trazer jogadores que sua torcida não quer ver nem pintado a ouro. E cuide para que nada disso dê em nada, de forma a você perder toda a credibilidade perante qualquer pessoa que não seja sua mãe;
4) Levante a bola de um jogador inexpressivo e sem a menor condição técnica de sequer ser office-boy do seu time. Anuncie-o como contratado. E tome um toco dele no fim do dia, tranformando-o em celebridade nacional instantânea, e tornando seu clube alvo de chacota em todos os jornais do país no dia seguinte;
5) Faça tudo isso com dois meses de salário atrasado, sem patrocínio algum na camisa, e sem perspectiva nenhuma de regularizar esta situação seja no curto, médio ou longo prazo, a não ser que ocorra um milagre;
6) Seja eliminado em casa nas quartas-de-finais na sua única chance de disputar alguma coisa que importe na temporada que vem, um dia depois de fazer todas as lambanças relacionadas acima.

Cinco já foram. Vamos ver o que estes caras vão fazer com o sexto ingrediente.

Exercício de prestidigitação

Mudar o regime tributário de caixa para competência ou vive-versa é perfeitamente normal. Empresas públicas e privadas podem e fazem isso o tempo todo. Fazer isso para obter save fiscal também é legítimo, desde que obedeça aos misteriosos caminhos da legislação em vigor. Alterar o regime tributário no meio de um ano fiscal, obter um save de mais de quatro bilhões, e ainda chegar a esse cálculo de forma retroativa, ou os contadores desta empresa formam alguma congregação de magia que eu desconheço, ou são muito ingênuos, ou se acham tão intocáveis, tão acima do bem e do mal, que resolveram fazer a merda deliberadamente sem temer qualquer tipo de sanção. A entrevista do presidente da Petrobrás nos deu uma pequena pista que a terceira opção é a mais plausível. Ele acha que a empresa fez tudo nos conformes e não merece qualquer tipo de admoestação pública sobre isso, nem da imprensa, nem do estado, nem de seus clientes e nem sequer de seus acionistas. E quando ele encerrou a coletiva só faltou chamar os repórteres para vê-lo andar sobre as águas, fazer o milagre da multiplicação dos peixes, transformar coca-cola em vinho e aproveitar para ressucitar um ou dois mortos nesse meio termo.

Haja paciência para suportar

Alguém pode me dizer, pergunto eu, sem qualquer procuração, mas em nome de trinta e cinco milhões de rubronegros, porque diabos estes merdas destes dirigentes do Flamento insistem em querer jogar o nome do clube na lama? Será que eles se divertem sendo motivo de chacota? Como se já não bastasse o interesse em trazer este bando de perdedores que por anos a fio vestiram camisas inteiramente destituídas de títulos - Zé Botecos, Lucios Flávios, Wellingtons Nascidos na Casa do Caralho - ainda dão motivos para serem esnobados por estes caras!!! Pela mãe do guarda, é muita incompetência! Em que este cabeça-de-bagre que enganou a cachorrada por um ano e agora finge que joga bola no Cruzeiro é melhor que os cabeças-de bagre que jogam aqui? Então deixem este bosta lá! Só o que fizeram foi botar azeitona na empada deste cara, que acaba de atingir o ápice de sua patética carreira recusando a oferta do Flamengo! Do Flamengo não, destes energúmenos que se dizem diretores do Flamengo! Cara, fico desesperado quando vejo com que leviandade estes caras "dirigem" o clube. Não bastasse a desonestidade, temos que conviver com esta ausência total e absoluta de habilidade gerencial e empresarial. E a torcida ainda vai ter que aguentar o Cuca tentando trazer o máximo de ex-cachorros que ele conseguir para jogar no Flamengo. Deve estar morrendo de saudade de ser vice-campeão.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Boletim LAVAVAL - Primeira rodada

Finda a primeira rodada do Brasileirão e a largada foi dada também no Cartola FC. O Buckaneiros, time aqui da casa, começa a competição com uma modesta valorização de C$ 4,36, o que foi suficiente para garantir a primeira colocação da liga LAVAVAL, devido ao lamentável desempenho de meus dois oponentes, os fraquíssimos Penta Urubutri e Buracão. Aguardo novas inscrições para breve em nossa liga, que é tipo asssim como ser o "melhor do Rio" no Brasileirão: não vale nada, mas até dá pra tirar uma certa onda em casa. Meu desempenho em uma liga mais robusta não foi exatamente fantástico, mas até deu pro gasto: o time está na colocação 320 na Liga Urublog, do Arthur Muhlemberg, blogueiro maior da torcida rubronegra. Antes que comecem a me sacanear, saibam que a liga tem 1427 malucos, portanto fui melhor que 77,5% deles. Proporcionalmente falando, é como se eu estivesse ali beliscando a zona de classificação à Libertadores. Not so bad, portanto. Até a próxima rodada!

Até que enfim

11/05 - 09:10hs
Priscila, do BBB9, fecha contrato com a Playboy, diz jornal; assessoria desmente
Priscila Pires, a exuberante morena do Big Brother Brasil 9, finalmente vai realizar as fantasias masculinas e mostrar o corpão nas páginas da Playboy.

Tudo bem, era mais certo que a morte que a cachôrra-mor do BBB9 ia terminar aparecendo pelada em alguma revista. Mas que demorou, demorou. Já estava até começando a ficar preocupado.
P.S.: Acabo de ler que a Pri tomou um balão e deixou a malinha da Francine assinar com a Playboy antes dela. Deu mole, Pri. Vais ter que baixar este cachezinho...

Marolinha 2 - a missão

Se vocês ainda não estavam muito preocupados com o H1N1, aviso-lhes: agora fodeu. Vejam só o que o Nosso Guia acaba de declarar :

Gripe suína não é do tamanho que parecia ser, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a gripe suína é grave, mas que a doença não é "do tamanho que parecia ser". Segundo Lula, a entrada de pessoas no País está sendo bem monitorada e os cuidados do Ministério da Saúde serão redobrados nos próximos dias.

Como bem sabemos, toda vez que o molusco tenta minimizar um problema é porque o bicho está pegando sério. Sugiro fortemente que todos providenciem para já suas máscaras de Michael Jackson.

Deu mole

Sabem porque há dezessete anos o Flamengo não consegue conquistar o Campeonato Brasileiro? Dentre outros fatores, por causa de jogos como o de ontem. O Fla foi melhor, dominou o jogo, perdeu inúmeras chances, inclusive pênalti, e jogou fora a oportunidade não só de ganhar pontos fora de casa, mas de tirar pontos de um dos maiores candidatos ao título. E o fato de ter jogado bem, daqui a uma semana ninguém lembra - o que interessa é que foi 2 a 0 Cruzeiro. E assim começa mais uma Grande Procissão. Quarta-feira contra o Inter - em tempo, que golaço marcou o Nilmar ontem - não podemos nos dar ao luxo de repetir nossa já crônica Síndrome da Incapacidade Absoluta dos Atacantes Colocarem Bola Dentro do Gol, sob pena de nos despedirmos prematuramente do único campeonato nacional que o Flamengo parece disputar efetivamente para vencer. Só uma perguntinha, como quem não quer nada: quando o Adriano estréia mesmo?

sábado, 9 de maio de 2009

Kirk está de volta, novinho em folha

Nerds de todo o Brasil, uni-vos! Parem já o que estiverem fazendo, e corram para o cinema. O novo STAR TREK é muito bom! O elenco está sensacional, o filme é divertido, engraçado, totalmente fiel ao espírito da série. Destaque especialíssimo para as duas figuraças que interpretam o médico McCoy e o engenheiro Scott. O cara que faz o McCoy é a cara do De Forest Kelley, intérprete original, e tem os mesmos trejeitos, sem ficar caricato. Perfeito. O Scotty é ainda mais divertido que o original, que os trekkies não me assassinem por isso. Algum crítico disse que os fãs da série iam torcer o nariz para a nova versão. Só se for muito obtuso. Ter acompanhado fielmente a série, visto e reviso todos os episódios, só me fez me divertir mais no filme. Acho até que irritei algumas pessoas no cinema. Identiquei todos os personagens antes que se revelassem, e não estou falando do óbvio Spock. Até os diálogos eram previsíveis, e, neste caso, deliciosamente previsíveis. Mais um ponto para JJ Abrams. O cara é realmente um gênio. Garanto que Gene Roddenberry assinaria embaixo.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Primeiro mundo

E mais uma celebridade internacional chega ao Brasil-sil-sil!!! Seja bem vindo, vírus H1N1!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Safado com orgulho

Do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), ao ser questionado se não tinha medo da reação da opinião pública caso proponha o arquivamento do processo contra o "deputado do castelo":

- Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês da imprensa escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim...

O cara é deputado, depende de votos da "opinião pública" para se eleger, e está cagando para ela. E ainda tira onda. A pergunta que cabe aqui é: os deputados são muito muito espertos ou é o povo que é muito muito otário?

Olhem bem para a carinha do salafrário. Vocês, do Rio Grande do Sul, não se esqueçam dele nas próximas eleições. E nós, eleitores que não podemos simplesmente nos abster de votar no sacripanta porque residimos em outra região eleitoral, também podemos ajudar. Se cruzarmos com ele em algum aeroporto, ou num Antiquarius da vida, num resort em algum paraíso tropical ou na concessionária Jaguar mais próxima, demonstremos a ele toda nossa satisfação com sua ética profissional e seu admirável espírito público.


Por isso digo, redigo e repito, como um mantra: cada povo tem os dirigentes que merecem.

Utilidade pública

Essa vem de luxuosa contribuição do meu camarada Mark, o inglês mais carioca desta cidade desde que extraditaram o Ronald Biggs:



Cabine faz sucesso em bar de SP
Ela tem opções que simulam barulho de trânsito, aviões, tiros e até gemidos. Foi criada para 'salvar' clientes que não querem revelar que estão em um bar.

Coisa tão criativa, bem humorada e acima de tudo extremamente útil, nem parece coisa de paulista. O cliente quer fazer a esposa, por exemplo, acreditar que ele teve que fazer às pressas uma viagem de trabalho. É só acionar a opção "Aeroporto" que a voz da gostosa que anuncia os horários dos vôos surge do nada na linha. Não é absolutamente genial? A do trânsito - buzinas, freiadas e roncos de motor - é a mais utilizada, por motivos óbvios - a cabine está em Sampa, quer álibi melhor que um engarrafamento? A do tiroteio seria muito mais útil aqui no Rio, claro. Mas a mais sensacional pode servir, por exemplo, para se terminar um namoro micado, ou ganhar uma aposta com um amigo. A opção "Chute o balde" - fantástico - aciona intensos gemidos femininos. Imaginem a cara da sua digníssima recebendo uma ligação sua como esta por volta das onze da noite? Não precisa nem voltar pra casa...

O que o molusco tem a dizer sobre isso?

O maior trunfo eleitoral do Lula para eleger a guerrilheira está under attack. Uma auditoria do TCU acaba de descobrir que o malfadado programa Bolsa-Família está sendo fraudado a torto e a direito. E é cada uma assim que a gente só acredita porque vive no Brasil. Vamos lá:

- 39.937 políticos que concorreram às eleições de 2004 e 2006 recebem Bolsa Família. Todos ganham mais de meio salário mínimo — valor máximo para ser beneficiário do programa. Desses, 577 foram eleitos e exercem mandato;

- 312.021 famílias recebem indevidamente o benefício, por estarem fora dos padrões estabelecidos no programa. Esta brincadeira custou a bagatela de R$ 318 milhões aos cofres públicos na ano passado. Deve estar sobrando mesmo muita grana no caixa do Lula para tamanha generosidade;

- 299.832 pessoas mortas, repito, MORTAS, continuam recebendo o benefício;

- 106.329 famílias inscritas no programa têm carro. Estranho. Isso não é exatamente um indício de vida miserável. Destas, 86 mil têm automóveis avaliados em até R$ 10 mil! Muito estranho. Mas vai piorar. 2.256 dirigem carros que custam de R$ 50 mil a R$ 100 mil!! 713 beneficiados têm carros que custam mais de R$ 100 mil!!! Desses, 16 pessoas teriam carros no valor superior a R$ 300 mil!!!!!!! Bolsa-família virando bolsa-gasolina, só que a merreca não enche nem um tanque de um carro desses...

Cara, juro que se eu não tivesse lido isso num jornal sério eu ia achar que era coisa do Casseta & Planeta.

É hoje!




quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cartola Buck

Aí galera, o Buckaneiros Futebol Clube já está escrito no Cartola! Alguém vai encarar? Monte seu time também e inscreva-se na Liga do Lavando a Valécula. É grátis, é divertido, e uma ótima alternativa para queimar alguns preciosos minutos no trabalho. Aguardo vocês lá.

Hollywood é aqui

O Brasil anda muito hype. Primeiro foi o Lula em South Park. Agora, viramos point de celebridades planetárias. Nuncaantesnahistoriadestepais tantos astros estrangeiros estiveram em solo pátrio ao mesmo tempo. Então vejamos: Sylvester Stallone e Jason Stathan filmando no Rio; Hugh "Wolverine" Jackman divulga seu filme em Sampa; e Brad Pitt avalia locações em Bonito, Mato Grosso. Very cool! Mas só cueca também. Aguardamos ansiosamente a visita de algumas gostosas internacionais. Eu hospedaria fácil a Megan Fox, a Scarlett Johansson ou a Eva Mendes sem nenhum problema.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O maior do Rio 2

Agora com mais calma e menos ressaca, vamos a minha abalizada e imparcial análise sobre os personagens do jogo, do campeonato e do título, que mais uma vez terminou nas garras do urubu.

Bruno, o Muro
Brigou com a torcida no meio do campeonato por causa da rusga com o Andrade. Eu escrevi aqui neste blog, contrariando a Nação, que no caso eu era Bruno e não abria nem discussão. Ontem, mais uma vez ele foi o cara e nos propiciou o caneco. Segura esse cara, Kleber Leite. Manda o Benfica passear e mantém o maior goleiro do Brasil mais um ano na Gávea.

Léo Moura, emoção pura
O cara foi mais visto neste início de ano nas colunas sociais, em suas idas e vindas com a Perla, e em propagandas de óculos de sol, do que propriamente fazendo o que devia pelo Fla. Estava devendo. Pagou com juros e correção monetária ontem. Nem tanto pelo que jogou, que foi muito mais ou menos, mas pelo pranto convulsivo, emocionado e apaixonado com que comemorou o tri. Merece entrar na galeria de heróis rubro-negros e contamos com ele para o segundo semestre. Deixa a Rússia pra lá, Leo!

Ronaldo Angelim, o humble giant
O mais sério, centrado e humilde dos nossos soldados. Erra muito pouco; é duro, mas leal com os adversários; e não abre a boca pra falar abobrinhas. É, enfim, um exemplo de profissional. Mas nada disso adiantaria se não jogasse bola. E ele joga, e bem. É o jogador mais regular do Fla, e um dos mais importantes desta conquista, mesmo com a contusão séria que sofreu no início do ano.

Fabio Luciano, o capitão
Personalidade, raça e liderança não faltam a este gigante em forma de zagueiro. Se confirmar a aposentadoria, o Mengão sofrerá uma enorme perda. Não vejo uma zaga no Fla que imponha tanto respeito desde Mozer e Aldair. Fabão, vai até final do ano, pelo menos. Seus companheiros e a Nação vão saber te agradecer.

Juan, o marrento
É, na bola, o melhor e mais perigoso jogador do elenco do Flamengo. É estourado, às vezes violento, mau humorado e abusado toda vida. Mas a gente tem que aguentar, até porque melhor lateral-esquerdo que ele, pelo menos por estas plagas, não existe. Vida longa ao nanico no Fla!

Airton, o garoto veterano
Quando vi o nome dele na relação dos batedores das penalidades ontem me arrepiei todo. Como diabos vão colocar um moleque de 19 anos para bater pênalti numa decisão? Ainda mais um volante/zagueiro? O Cuca está maluco? Não estava. O garoto, com a mesma categoria, seriedade e maturidade que sempre apresentou desde que estreiou no Fla em abril do ano passado, pegou a bola, caminhou a green mile de cabeça erguida e meteu goleiro dum lado bola no outro. Tão gelada quanto a cobrança foi a entrevista que deu no fim do jogo. Fiquei até arrepiado com tanta segurança. Tem 19, mas parece ter 30. Futuro garantido na zaga no Mengão, e quem sabe, mais na frente, com uma certa amarelinha.

Willians, o carrapato incansável
O camarada parece um encosto de tão desagradável. Para os atacantes adversários, é claro. Parece haver dois deles em campo, tal sua movimentação, velocidade e capacidade de recuperação. É o maior roubador de bolas do campeonato. E ainda se arrisca no ataque com alguma qualidade. Melhor contratação do ano até agora.

Ibson, o estilista
É o nosso esteta. Tem toque refinado, bom passe, ótima condução de bola, bom chute. É bonito de ver ele jogar, quando está a fim. Só que nem sempre isso acontece. É muito, muito irregular. É rubronegro fanático à vera, e ganha muitos pontos com a galera por isso. Mas deve ir embora no meio do ano por força do seu contrato com o Porto. Fará falta, mas tem substituto.

Kleberson, nosso penta e tri
Melhor do time ontem junto com o Bruno, e me arrisco a dizer que foi o melhor do Fla no campeonato. Depois de um começo complicado na Gávea, e com um jeitão meio preguiçoso pouco palatável pela massa, demorou a implacar. Mas joga muito, e mostrou que não pode ser banco, como o foi repetidas vezes ainda este ano. Conquistou seu espaço e vai ser um dos pilares do time no Brasileiro.

Zé Roberto, o nada
Até agora não mostrou nem sombra da bola que jogava no tempo em que era cachorro. Mas tem currículo para uma segunda chance. Aguardo o Brasileirão para tecer maiores considerações.

O Ataque Inoperante
Obina conseguiu atravessar um campeonato inteirinho sem balançar as redes sequer uma vezinha. E ainda perdeu dois penaltis. Somos eternamente gratos por seus feitos passados, mas já deu o que tinha que dar por aqui. Troquem esse cara por duas mariolas e uma bananada na primeira oportunidade, por favor. Se é que haverá alguma. O Josiel fez gol, pelo menos, mal ou bem foi vice-artilheiro do campeonato. Mas como vice é coisa de botafoguense e vascaíno, Josiel, meu filho, teu contrato está acabando, segue teu rumo, boa sorte, até nunca mais. O Emerson até que tem seu valor. Corre o tempo todo, participa, se esfalfa, mas está ruim do rapaz acertar alguma coisa, tipo assim, que resulte em gol. Ainda assim, se não resolver encher um pouco mais as bordunas com os petrodolares das arábias, já que tem mais uma proposta milionária da região, deixo ele ficar no Fla mais um tempo. Tem crédito, e na companhia de um certo Imperador que está chegando pode dar bom caldo.

Banco de reservas
É o melhor da cidade. Peças de reposição na mesma qualidade dos titulares. Boa notícia quando se trata de goleiro, zaga e meio campo. Não tão boa notícia quando precisamos de atacantes. O único ali a meu ver que pode mudar a história de um jogo é o Maxi.

Cuca
A pior coisa que temos no banco. Não é treinador para o Fla. Mas, como fomos campeões, teremos que aturar este deprimido ao longo do Brasileiro, pelo menos até ele perder umas três ou quatro seguidas. Neste meio tempo, o jeito é torcer pra ele errar menos que acertar.

Nosso adversário
O time do Botafogo não merece a torcida que tem. É um time valente, que fez o Fla suar um litro certo pra ganhar o campeonato. Parabéns para o Ney Franco que conseguiu, mesmo perdendo inúmeras peças do bom time do ano passado, não deixar a peteca cair, e terminou vice de novo. Não ele, que é bi pelo Fla, mas o Foguinho. Já esta torcidinha safada, medrosa, ausente, devia ter vergonha de vestir a camisa que já foi do Garrincha. Vocês não eram disso, cachorrada. Não lotar estádios era coisa da tricoladinha. O medo que vocês têm do Mengão e de nossa magnética e desenfreada torcida é tamanho que vocês abandonaram seus valorosos guerreiros à mingua e à própria sorte. Tomem vergonha nessa cara e apoiem os caras que eles merecem. De quebra, o Bota apresentou o melhor jogador do campeonato. O firuleiro e perigoso Maicosuel. Agradeço aos deuses do futebol por ele ter ficado fora ontem.

A Torcida
Precisa falar alguma coisa?


Até o Brasileiro!! E quem sabe nos salvamos na Copa do Brasil na quarta-feira?

O maior do Rio


Obrigado. Nós merecemos.

domingo, 3 de maio de 2009

Me deixem em paz - estou com TPF

Tudo dói. A cabeça lateja. O estômago revira. A boca só não seca porque o incessante fluxo de cerveja que nela passa não deixa. Os minutos parece que não passam, que dirá as horas. Fico quieto, muito quieto. E tudo me irrita. Não importa por quantas vezes já tenha passado por isso - e foram muitas, acreditem - é sempre assim. É dia de final. Espero sobreviver a mais essa. Tenho muito trabalho a fazer amanhã, não posso me dar ao luxo de infartar, ter um derrame ou algo do gênero. Pra cima deles, Mengão.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

15 anos

Ah, Tamburello... podia ter deixado esse passar, né?

Templos do rock

Originalmente criado para ser um clube de country e blues, o lendário CBGB´s (pronuncia-se cibigibis) em Bowery, New York, tornou-se, meio que involuntariamente, a meca do punk rock americano. Foi lá onde nada menos que o Ramones fez sua primeira apresentação. Aberto em 73, por gloriosos 33 anos prestou excelentes serviços à causa. Hilly Cristal, dono e idealizador, morreu um ano depois que a casa fechou. Toda esta grande história está no documentário "Burning down the house: The story of CBGB". Para os adeptos, imperdível. Tomara que pinte por aqui.

Bares e clubes de rock sempre marcaram a história desse gênero musical. Lugares como The Cavern, Marquee e Roxy Club em UK, o CBGB's, o House of Blues, e o The Masque Club, na America, tornaram-se legendários, um marco para quem faz e para quem consome rock and roll. Aqui no Rio nós tivemos um lugar assim, no início da década de 80. Durou, sei lá, uns quatro anos talvez. O Western Club ficava no Humaitá, onde hoje é uma casa esotérica, perto ali da rua que dá acesso ao Túnel Rebouças. Foi onde tudo começou. Lá, eu vi, ninguém me contou, um show de uma pequena banda chamada Paralamas do Sucesso, recém saída do anonimato, logo quando o hit Vital e sua Moto começou a tocar na Maldita (para os não iniciados, a finada Fluminense FM, 94,9 no seu dial), em 1982. Era um bar apertado, enfumaçado, com filas homéricas na porta, gente saindo pelo ladrão, cerveja quente, garçonetes gostosíssimas, e claro, muito roquenrou. Conseguir uma mesa por lá era semi-impossível. Metade da casa, que já não era exatamente espaçosa, era invariavelmente ocupada por convidados das bandas. A outra metade, por conhecidos dos donos e das garçonetes. A plebe, da qual eu modestamente fazia parte, ou chegava com três horas de antecedência, ou ficava espremida entre as mesas, o balcão, e o fundo da casa. Ainda bem que na época eu era magrinho. Vi muita gente boa lá que está aí até hoje. Uma banda pré Barão, ainda sem Cazuza, mas com todo o resto, que eu não lembro o nome. O Sangue da Cidade. Celso Blues Boy e Zé da Gaita.

O Circo Voador foi a grande escola e o principal palco do rock carioca, não há dúvida quanto a isso. Mas o Western foi o berçário. Que o Céu dos bares o mantenha em bom lugar.