sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fóssil ambulante

Quando a gente já via os comunistas como uma forma de vida em extinção, preservada apenas para estudos em estranhos sítios arqueológicos como Cuba, Albânia e Coréia do Norte, não é que aparece um, perdido, bem aqui no Rio de Janeiro, para fazer aquilo que mais sabem, ou seja, merda? E com o auxílio luxuoso de nosso prefeitinho?

Mais uma lei brilhante, de autoria de um vereadorzinho do PC do B - sim, este partido ainda existe, contrariando toda e qualquer lógica - foi sancionada ontem pelo nosso não menos brilhante prefeitículo Dudu Paes. A partir de agora, na pequenina, pacata e pouco cosmopolita cidadezinha do Rio de Janeiro, esta localidade de pouquíssima visibilidade internacional, nenhum anúncio ou mensagem comercial que contenha palavras em língua estrangeira pode ser apresentado sem legendas em português. Ok, vou dar um tempo para vocês rirem. Depois eu retomo o post.


Sim, é verdade. No letreiro de qualquer Shopping Center, vai ter que ter abaixo, em letras menores, mas legíveis, uma frase tipo "Centro de Compras". Ainda bem que sancionaram esta lei, pois os shoppings andavam à mingua. Nenhum ignorante que mora no Rio sabia o queria dizer este termo em inglês, então ninguém entrava nestes lugares com medo do que poderia encontrar lá dentro. Os "Centros de Compras" foram todos salvos por este comuna imbecil.

Trabalho há vinte anos no comércio. Cansei de colocar as palavras OFF e SALE nas minhas vitrines. Espantoso como meus clientes conseguiam entender que minhas lojas encontravam-se em liquidação. Sou mesmo um sujeito de sorte.

Anúncio de loja de informática vai ficar muito engraçado. "Ratos a partir de 10 reais"; "Livros de notas Pentium Duplo Núcleo por apenas 12 de 99 reais".

Isso sem contar os incontáveis nome de lojas, algumas marcas consagradas, que vão ter que ostentar uma tradução: imaginem a Smuggler, como vai achar divertido ter que colocar a palavra "Contrabandista" embaixo da marca dela; e a Richard's, que vai adorar ser chamada de Do Ricardo. Afghan, Smash, Enjoy, Ecletic, Le Lis Blanc, Oh, Boy!, Spicy: vão providenciando já suas legendinhas.

Vocês certamente já ouviram falar que a mente vazia é a morada do capeta. Um sujeito sem nada pra fazer é um problema. Sendo o sujeito em questão um vereador do PC do B, ele vira uma verdadeira ameaça à sociedade.

Prefeito, apesar de não ter votado em você, até que você me parecia um cara antenado. O Rio é uma cidade internacional, moderna, vanguarda, chique. Este tipo de legislação ridícula, pequena, caipira, xenófoba, retrógrada e totalmente equivocada não combina com o espírito da nossa cidade nem do nosso povo. Revogue a sanção desta lei que só faz o Rio passar vergonha diante do resto do mundo.

E a este vereador cujo nome me recuso a escrever para não sujar meu blog: arruma um ofício, cara. Sai desta vida de legislador que isso não é pra você. E deixa a Cidade Maravilhosa em paz, poupada da sua infeliz contribuição.

Atendendo a pedidos, o nome do energúmeno que bolou esta pérola legislativa chama-se Roberto Monteiro. Agora vou ter que chamar a faxineira, mas tudo bem.

Um comentário:

  1. My (Meu) big (grande) xará ... Conta vai ... Conta o nome dessa BESTA FUGIDA DE UM MUSEU POUCO FREQUENTADO !
    Conta pragente encher a cx de mensagens de um monte de verdades que essa besta parece desconhecer ... Tipo que ele é um exemplar fugido dos tempos idos da URSS .. dentre outros "elogios" ... CONTA .. CONTA ... CONTA ... CONTA ... !!!!

    ResponderExcluir