segunda-feira, 4 de maio de 2009

O maior do Rio 2

Agora com mais calma e menos ressaca, vamos a minha abalizada e imparcial análise sobre os personagens do jogo, do campeonato e do título, que mais uma vez terminou nas garras do urubu.

Bruno, o Muro
Brigou com a torcida no meio do campeonato por causa da rusga com o Andrade. Eu escrevi aqui neste blog, contrariando a Nação, que no caso eu era Bruno e não abria nem discussão. Ontem, mais uma vez ele foi o cara e nos propiciou o caneco. Segura esse cara, Kleber Leite. Manda o Benfica passear e mantém o maior goleiro do Brasil mais um ano na Gávea.

Léo Moura, emoção pura
O cara foi mais visto neste início de ano nas colunas sociais, em suas idas e vindas com a Perla, e em propagandas de óculos de sol, do que propriamente fazendo o que devia pelo Fla. Estava devendo. Pagou com juros e correção monetária ontem. Nem tanto pelo que jogou, que foi muito mais ou menos, mas pelo pranto convulsivo, emocionado e apaixonado com que comemorou o tri. Merece entrar na galeria de heróis rubro-negros e contamos com ele para o segundo semestre. Deixa a Rússia pra lá, Leo!

Ronaldo Angelim, o humble giant
O mais sério, centrado e humilde dos nossos soldados. Erra muito pouco; é duro, mas leal com os adversários; e não abre a boca pra falar abobrinhas. É, enfim, um exemplo de profissional. Mas nada disso adiantaria se não jogasse bola. E ele joga, e bem. É o jogador mais regular do Fla, e um dos mais importantes desta conquista, mesmo com a contusão séria que sofreu no início do ano.

Fabio Luciano, o capitão
Personalidade, raça e liderança não faltam a este gigante em forma de zagueiro. Se confirmar a aposentadoria, o Mengão sofrerá uma enorme perda. Não vejo uma zaga no Fla que imponha tanto respeito desde Mozer e Aldair. Fabão, vai até final do ano, pelo menos. Seus companheiros e a Nação vão saber te agradecer.

Juan, o marrento
É, na bola, o melhor e mais perigoso jogador do elenco do Flamengo. É estourado, às vezes violento, mau humorado e abusado toda vida. Mas a gente tem que aguentar, até porque melhor lateral-esquerdo que ele, pelo menos por estas plagas, não existe. Vida longa ao nanico no Fla!

Airton, o garoto veterano
Quando vi o nome dele na relação dos batedores das penalidades ontem me arrepiei todo. Como diabos vão colocar um moleque de 19 anos para bater pênalti numa decisão? Ainda mais um volante/zagueiro? O Cuca está maluco? Não estava. O garoto, com a mesma categoria, seriedade e maturidade que sempre apresentou desde que estreiou no Fla em abril do ano passado, pegou a bola, caminhou a green mile de cabeça erguida e meteu goleiro dum lado bola no outro. Tão gelada quanto a cobrança foi a entrevista que deu no fim do jogo. Fiquei até arrepiado com tanta segurança. Tem 19, mas parece ter 30. Futuro garantido na zaga no Mengão, e quem sabe, mais na frente, com uma certa amarelinha.

Willians, o carrapato incansável
O camarada parece um encosto de tão desagradável. Para os atacantes adversários, é claro. Parece haver dois deles em campo, tal sua movimentação, velocidade e capacidade de recuperação. É o maior roubador de bolas do campeonato. E ainda se arrisca no ataque com alguma qualidade. Melhor contratação do ano até agora.

Ibson, o estilista
É o nosso esteta. Tem toque refinado, bom passe, ótima condução de bola, bom chute. É bonito de ver ele jogar, quando está a fim. Só que nem sempre isso acontece. É muito, muito irregular. É rubronegro fanático à vera, e ganha muitos pontos com a galera por isso. Mas deve ir embora no meio do ano por força do seu contrato com o Porto. Fará falta, mas tem substituto.

Kleberson, nosso penta e tri
Melhor do time ontem junto com o Bruno, e me arrisco a dizer que foi o melhor do Fla no campeonato. Depois de um começo complicado na Gávea, e com um jeitão meio preguiçoso pouco palatável pela massa, demorou a implacar. Mas joga muito, e mostrou que não pode ser banco, como o foi repetidas vezes ainda este ano. Conquistou seu espaço e vai ser um dos pilares do time no Brasileiro.

Zé Roberto, o nada
Até agora não mostrou nem sombra da bola que jogava no tempo em que era cachorro. Mas tem currículo para uma segunda chance. Aguardo o Brasileirão para tecer maiores considerações.

O Ataque Inoperante
Obina conseguiu atravessar um campeonato inteirinho sem balançar as redes sequer uma vezinha. E ainda perdeu dois penaltis. Somos eternamente gratos por seus feitos passados, mas já deu o que tinha que dar por aqui. Troquem esse cara por duas mariolas e uma bananada na primeira oportunidade, por favor. Se é que haverá alguma. O Josiel fez gol, pelo menos, mal ou bem foi vice-artilheiro do campeonato. Mas como vice é coisa de botafoguense e vascaíno, Josiel, meu filho, teu contrato está acabando, segue teu rumo, boa sorte, até nunca mais. O Emerson até que tem seu valor. Corre o tempo todo, participa, se esfalfa, mas está ruim do rapaz acertar alguma coisa, tipo assim, que resulte em gol. Ainda assim, se não resolver encher um pouco mais as bordunas com os petrodolares das arábias, já que tem mais uma proposta milionária da região, deixo ele ficar no Fla mais um tempo. Tem crédito, e na companhia de um certo Imperador que está chegando pode dar bom caldo.

Banco de reservas
É o melhor da cidade. Peças de reposição na mesma qualidade dos titulares. Boa notícia quando se trata de goleiro, zaga e meio campo. Não tão boa notícia quando precisamos de atacantes. O único ali a meu ver que pode mudar a história de um jogo é o Maxi.

Cuca
A pior coisa que temos no banco. Não é treinador para o Fla. Mas, como fomos campeões, teremos que aturar este deprimido ao longo do Brasileiro, pelo menos até ele perder umas três ou quatro seguidas. Neste meio tempo, o jeito é torcer pra ele errar menos que acertar.

Nosso adversário
O time do Botafogo não merece a torcida que tem. É um time valente, que fez o Fla suar um litro certo pra ganhar o campeonato. Parabéns para o Ney Franco que conseguiu, mesmo perdendo inúmeras peças do bom time do ano passado, não deixar a peteca cair, e terminou vice de novo. Não ele, que é bi pelo Fla, mas o Foguinho. Já esta torcidinha safada, medrosa, ausente, devia ter vergonha de vestir a camisa que já foi do Garrincha. Vocês não eram disso, cachorrada. Não lotar estádios era coisa da tricoladinha. O medo que vocês têm do Mengão e de nossa magnética e desenfreada torcida é tamanho que vocês abandonaram seus valorosos guerreiros à mingua e à própria sorte. Tomem vergonha nessa cara e apoiem os caras que eles merecem. De quebra, o Bota apresentou o melhor jogador do campeonato. O firuleiro e perigoso Maicosuel. Agradeço aos deuses do futebol por ele ter ficado fora ontem.

A Torcida
Precisa falar alguma coisa?


Até o Brasileiro!! E quem sabe nos salvamos na Copa do Brasil na quarta-feira?

2 comentários:

  1. Concordo contigo André.
    Estou com dor nas costas até agora.
    Achei que "fogão" ia virar uma Brastemp, mas...só pegou fogo no capita do 'curintia" em SP. Por falar neles, está vindo o Otacílio Neto para compor o ataque com o Adriano. O que é o Otacílio?

    ResponderExcluir
  2. Quem diabo é Otacílio Neto, pelamordedeus!!!!!

    ResponderExcluir