terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O que é bom a gente não copia...

Emenda que fixa teto para salário de executivos ganha apoio

BRASÍLIA - Líderes do Congresso demonstraram apoio à emenda que impõe um teto aos salários de executivos e dirigentes de empresas que receberem empréstimos do BNDES e de outras agências oficiais de fomento. A proposta, apresentada pela deputada Rita Camata (PMDB-ES), segue linha semelhante à anunciada no início do mês pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Os argentinos, sempre que queriam se referir a nós, brasileiros, de uma forma pejorativa, nos chamavam de "macaquitos", termo este utilizado num claro viés racista. Não sei se ainda o fazem, tenho pouquíssimo ou quase nenhum contato com argentinos, felizmente. Mas parece que, de tempos em tempos, em outro tipo de interpretação do termo, queremos fortemente dar razão a eles.

Esta nota acima é uma forte evidência disso. Esta medida inócua e demagoga foi uma grande besteira feita lá nos EUA, que vai ser mais inócua, mais demagoga e uma besteira ainda maior por aqui.

Primeiro: como é que pretendem controlar o pagamento dos executivos? Alguém aí já ouviu falar de "por fora"? E o pior nem é isso. Nem sempre, ou quase nunca, a não ser em épocas de crise generalizada como esta, grandes empresas pegam dinheiro em bancos de fomento para sanar seus problemas ou saldar dívidas. Elas o pegam para crescer, gerar mais empregos e mais lucros para seus acionistas. E isto é bom, certo, pelo menos no capitalismo liberal selvagem em que vivemos... E o Congresso, ao invés de criar incentivos para os executivos destas empresas continuarem a fazer isso, pretende desestimulá-los limitando seus salários. Muito inteligente e produtivo. E querem crescer 5% ao ano...

Façam-me o favor. O cara lá no norte quis jogar pra galera e seus seguidores sulistas de terceiro mundo querem macaqueá-lo por aqui. Espero que a equipe econômica do Lula, a única coisa que presta neste desgoverno molusco, tenha maneiras de evitar que isso aconteça.

4 comentários:

  1. Veja bem, como diz o anúncio de saco de cimento, não estou defendendo as medidas "chavistas" de Obama e Lula, mas, deixe-me entender melhor o sistema hiper-capitalista.
    O cara administra um banco, ganha zigalhões de dinheiros, é obviamente partidário do super-hiper-eca-capitalismo-dane-se-o-mundo, ele o quebra, e quebra por tabela todo o mercado financeiro. Daí (como em outro programa Global), ele pede dinheiro para quem, advinhem só, companheiros e companheiras? Ao Estado! Esta instituição bancada por nós. Que não ganhamos dezenas de zigalhões do tal dinheiro. Como dizia o macaco Sócrates(vulgo Jô Soares), deixa eu ver se eu entendi bem: os sujeitos são hiper-capitalistas nos ganhos privados, e estatistas-socialistas-neo-escandinavos na falência. Ahhh,senão fizerem isso, o sistema todo quebra. Que ótimo então! Vamos continuar brincando de banco imobiliário e de gerenciar as super montadoras (coitadinhas) que fabricam a oitava maravilha do mundo (o automóvel, para os não iniciados), e arrebentá-las. Depois, é só pedir dinheiro aos otários (desculpe, governantes que nos patolam quase 40% de tudo que ganhamos todos os anos). Isso é correr risco? Isso é liberalismo? Adam Smith ficaria de cabelo em pé.

    ResponderExcluir
  2. Se o cara fez merda, tem que ser mandado embora; se a empresa foi ineficiente ou quebrou a cara porque agiu de má fé, que a deixem a empresa quebrar; mas o Estado não deve se meter na história - mesmo se for chamado. Esse liberalismo/capitalismo meia-boca é que mata o modelo. E mais: é a velha história dos justos e dos pecadores, por menos justos que existam nesta história. Generalizar uma regra para punir os irresponsáveis e incompetentes e prejudicar a reboque os éticos e competentes - eles existem, pode acreditar -não me parece a maneira mais inteligente de se gerenciar qualquer crise.

    ResponderExcluir
  3. Ser capitalista assim é mole ... ! Os lucros pro bolso e os prejuízos pros otários que pagam um zilhão de impostos e não tem 10% de retorno em qualidade de serviços, e ainda por cima tem que vestir o nariz de palhaço, assistindo o noticiário que fala de ladrão que está sendo processado por dar calote no INSS (apropriação indébita = roubo), se vangloriando de um castelo que nem no IR consta ... Como eu disse: assim é mole!
    O mais engraçado nesse polêmica toda é que os maiores responsáveis por esse circo, estão ai ganhando outro zilhão de bônus todos os anos ... Um FDP desses ganhou U$ 470 milhões de salários e bônus... E ainda vem de pires na mão ??? Vamos combinar ... fala sério !

    ResponderExcluir
  4. Pois é, na real mesmo, os executivos quebram bancos e montadoras, ganham milhões, e depois pedem dinheiro ao Estado, em uma espécie de socialismo às avessas. Como disse o Renato Russo: "Esse é o nosso mundo ..."

    ResponderExcluir