quinta-feira, 2 de julho de 2009

Alguém enjaula esse consultor

Ao longo de meus vinte e três anos de vida corporativa já dei e recebi muita consultoria. Passei por um sem número de modelos revolucionários de gestão, por dezenas de técnicas igualmente revolucionárias de motivação, workshops, dinâmicas de grupo, seminários, etc, etc, etc. Todos se apresentam como inovadores e definitivos. E todos, ou pelo menos a esmagadora maioria, caem no desuso e no ostracismo. Tornam-se obsoletos assim que outro guru emplaca um novo best-seller. Por isso nem me surpreendo quando me deparo com absurdos como esse:

Funcionários tiram a roupa para levantar o moral da empresa
A equipe de uma empresa de marketing e design inglesa passou um dia inteiro trabalhando sem roupa para levantar o moral da companhia. O “evento”, batizado de “Naked Friday” (Sexta-feira Nua), que substituiu o uso de roupas mais casuais às sextas-feiras, agora vai se transformar em um programa de TV. A ideia partiu do psicólogo David Taylor, conhecido como “Naked Leader” (Líder pelado), que havia sido chamado pela direção da companhia onebestway, da cidade de Newcastle upon Tyne, para oferecer sugestões de como melhorar a integração dos funcionários.

É exatamente esse tipo de coisa que deixa a profissão de consultor mal falada. E eu, que preciso ganhar meu dinheirinho honestamente, vou ter que ficar explicando pros clientes que não, nem passa pela minha cabeça sugerir a implantação de uma Naked Friday. Por mais que em certas empresas isso se apresentasse muito tentador.

Um comentário:

  1. Ausente por mutivos operacionais e gripais não suinos, digo que isso é só a busca daqueles 15 minutos de fama ... E esse doido ai não fez outra coisa ... Lamentável mas faz parte ...

    ResponderExcluir