quinta-feira, 23 de julho de 2009

Torcida com vergonha

Premido pelo horário quase matutino em que o jogo Fla x Barueri foi realizado ontem, cometi ontem um erro que vinha evitando já há algum tempo. Voltei a ver jogo do Fla num boteco. Huge mistake. Não dá pra encarar assistir a esse timeco acompanhado de algumas dezenas de comentaristas amadores alcoolizados, inflamados torcedores pró e contra igualmente alcoolizados, secadores profissionais, alguns desinteressados e outras figuras afins. Perde-se o foco na pelada. Revoltado com tudo, com o que via na tevê, e com o que acontecia à minha volta, puxei o carro no primeiro tempo e vazei correndo pra casa, onde assisti, pacatamente, o restante da contenda.

Quanto ao jogo em si, resumo num parágrafo: o empate foi lucro. Tive vergonha do time. O Barueri merecia ganhar, e só não o fez graças a duas ou três defesas providenciais do Bruno, e a um bondoso atacante deles, sei lá quem é, que, misericordioso, perdeu o gol mais feito da carreira com a meta escancarada à sua frente.

O razoável time que o Fla apresentou no primeiro semestre, e que teve seu ápice nas excelentes partidas contra o Inter nas semi da CB, virou estatística. Não existe mais. Desmoronou com as saídas de Fabio Luciano e Ibson. Esta misteriosa contusão do Juan conseguiu piorar o que já não era bom. Numa hora destas, com o time cheio de desfalques, onde o treinador é obrigado a lançar mão de moleques, que podem até jogar bola, mas que ainda não têm estrutura emocional para suportar pressão, quem tem que chamar a responsabilidade são os cascudos do elenco. E, destes, só um anda correspondendo. E atende pelo nome de Emerson, o Sheik. Chegou questionado, desconhecido, e hoje é o principal jogador deste time, superando até o ultrabadalado Adriano, que não chega a estar mal, mas que também não anda fazendo a diferença que todos sabemos que poderia. Dois caras estão matando o time: Leo Moura e Kleberson. Ambos jogam bola, têm bagagem, e deveriam estar carregando este time no colo. E não estão. Esperar que Fierro, Everton, Willians e outros quetais decidam jogos, não vai acontecer. Kleberson voltou da seleção na estaca zero. Foi convocado na melhor fase desde que esteve no Fla. Foi devolvido jogando o que apresentou de pior até agora, justamente na hora em mais precisamos dele. É na conta dele, principalmente, que coloco o empate de ontem. "Seo" Leo Moura já vem mal há mais tempo. Ele e a linha de fundo andam brigados irreversivelmente, desde que Cuca inventou que ele era meia. Perdemos um grande lateral e ganhamos um meia medíocre. Se Cuca tivesse pulso, Everton Silva já seria titular deste time há semanas.

Agora o nosso treinador. A insistência de Kleber Leite com ele vai arruinar com o Flamengo neste campeonato, se é que já não arruinou. Cuca não ousa, é covarde, escala e substitui mal, insiste com jogadores desnecessariamente, alija outros inexplicavelmente, não tem carisma, é pessimista e deprimido, nem de longe parece um cara que deveria ocupar alguma posição de destaque no Flamengo. Mesmo dizendo isto tudo, não o acho um mau treinador. Como não achava mau treinador o Nei Franco. Ou o Caio Júnior. Só não os acho certos para o Flamengo. Não combinam com o time, não têm o elenco na mão, são questionados pela torcida que não confia nem gosta deles. E os dirigentes do Fla têm insistido neste estilinho cool de treinador, que atende perfeitamente aos interesses de um Botafogo, um Ipatinga ou um Paraná, mas são claramente insuficientes para aguentar o caldeirão que é o Flamengo. Precisamos de um cara de carisma, pulso forte, brilho no olho, sorriso na cara, sangue na boca, coragem. Zagalo fez bem seu trabalho por aqui. Papai Joel, que só cagou na saída, também. Estão falando em Vagner Mancini. É outro bom nome, como Cuca, Caio e Nei. Só não tem, igualmente, a cara do Mengão.

Quem eu queria ver no comando? Posso estar maluco, mas queria um Renato Gaúcho da vida. Se fosse possível ter o Felipão, este sim. O Zico, evidentemente. Quer saber? Inventei um. Chamem o Fábio Luciano para a função. Peguem um bom assistente técnico treineiro, tipo Waldemar Lemos, para as questões táticas, e coloquem o Capita para motivar e liderar o elenco, e dando a cara para torcida e imprensa baterem. Esse tem culhão, personalidade, e encarnou o espírito rubronegro como poucos. Sei lá se ia dar certo; mas que ia sacudir este time ia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário