quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sobre o blog da Petrobras

Que bulha está dando este blog da Petrobras. A grita na imprensa é geral. Dizem que é antiético porque a empresa pretender postar lá todos os questionamentos da imprensa antes que sejam publicados pelos respectivos veículos. Não sei não. Acho que todo mundo tem direito de manter um blog. E de falar o que quiser nele. Essa é a essência da Internet. Aqui no meu blog sou ditador e ente supremo. Faço, falo e mantenho aqui rigorosamente aquilo que me agrada. Porque com a Petrobras seria diferente?

Porque ela tem acionistas. E dentre eles, o maior, o governo. Isso lhe dá uma responsabilidade que os demais blogueiros não tem. Ela pode ter um blog. Mas não pode postar lá o que lhe vier na cabeça, porque, no fim das contas, todos nós somos donos da Petrobras. Dito isto, vamos ao verdadeiro assunto que desencadeou na criação deste polêmico blog: a CPI da Petrobras.

Tenha medo da CPI da Petrobras. A ignorância é uma benção, acreditem. Não vamos querer saber o que pode sair de lá. Se não fôssem coisas tão escabrosas, o governo não estaria tão apavorado e mobilizado em inviabilizar esta CPI. Nem a oposição quer a CPI, tenho certeza. Isto é mais um instrumento de pressão do que real vontade de escarafunchar a maior empresa da América Latina. Muita gente mama ali. E, eu não tinha idéia, o povo ama a Petrobras tresloucadamente. Eu, sinceramente, não entendo o porquê. Mas é assim. Ontem, caí na besteira de criticar a Petrobras no portal do jornal O Globo. Fui detonado de uma tal maneira que tive até medo de sair de casa. Olha o nível de um dos meus detratores:

"Voce deve ser daqueles milicos que defendem a ditadura e privatizações. Ou poderia ser mais um infiltrado da CIA para desmonte de empresas da América do Sul. Participou da Operação Condor também? Amigo do Pinochet? Amigo do Cel Ustra?"

O que responder para um surtado deste? Eu sempre achei que os eleitores do molusco não batiam bem da cabeça, mas isso aí já é ridículo. Não dá para debater com este tipo de gente. Paixão não se discute, admira-se ou lamenta-se. Então deixei pra lá.

Dois caras bem mais talentosos e respeitados do que eu escreveram sobre o tema nos últimos dias. Sugiro que os apaixonados por Petrobras - desculpe, Ipiranga, por plagiar seu slogan - percam um tempinho e apreciem o conteúdo dos links abaixo:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/e-hora-de-desprivatizar-a-petrobras/

http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/

Se não sofrer nenhum atentado grave contra minha integridade física, volto no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário